Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Universitários do Porto voluntários para mesas de voto após apelo

A Federação Académica do Porto (FAP), que representa mais de 70 mil estudantes, disponibilizou-se hoje para mobilizar jovens da academia a reforçar as mesas de voto para as eleições legislativas, respondendo ao apelo do presidente da Câmara do Porto.

Universitários do Porto voluntários para mesas de voto após apelo
Notícias ao Minuto

10:57 - 14/01/22 por Lusa

Política Legislativas

"Estamos a mobilizar e a levantar disponibilidades de jovens da academia do Porto para ajudarmos a reforçar as mesas de voto, em especial para o voto antecipado. Já comunicámos esta disponibilidade à autarquia do Porto. Assim, faremos chegar esta informação ao município do Porto e quiçá a outros municípios do país, caso tenhamos resposta positiva de estudantes do ensino superior deslocados. Independentemente do número de jovens, sabemos que estamos a contribuir positivamente e a marcar a diferença", avançou hoje à agência Lusa a presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusou na terça-feira a Comissão Nacional de Eleições (CNE) de só servir para avaliar as "queixinhas durante o período eleitoral" e não ter preparado as regras para o voto antecipado para as legislativas em pandemia.

Rui Moreira fez mesmo um apelo aos partidos políticos: "O meu apelo é nesse sentido, é que as forças políticas se empenhem, já que concorrem a eleições, e bem, e são partidos, que disponibilizem pessoas, militantes seus, pessoas da sua confiança, para nos ajudarem nesta tarefa".

A presidente da FAP apelou não só aos estudantes universitários de outras academias e jovens espalhados pelo país para que se voluntariem para as mesas de voto e para se deslocarem às urnas.

Segundo Ana Gabriela Cabilhas, os jovens e estudantes do ensino superior mostram uma vez mais que não ficam "indiferentes à situação que o país vive" e que vão "fazer tudo" o que estiver ao alcance para que a "democracia não fique suspensa".

"Não estamos alheados da política, isso é uma 'fake new' (notícia falsa)", argumenta a presidente da FAP, recordando que os estudantes são os primeiros a reivindicar os seus direitos e que são também os primeiros a não faltar aos deveres.

A mobilização dos estudantes da academia do Porto para reforçar as mesas de voto nos dias 23 e 30 "é ser do Porto, é ser do Norte, [porque] nos bons e maus momentos estamos unidos", disse.

"Hoje estamos unidos para responder à falta de planeamento a nível central", conclui Ana Gabriela Cabilhas.

A FAP representa mais de 70.000 estudantes da Academia do Porto.

As eleições legislativas antecipadas estão marcadas para dia 30, sendo que o voto antecipado decorrerá no dia 23.

Na terça-feira, Rui Moreira explicou que foi pedido ao município, já no fim do ano e início deste, que se aumentasse para uma "capacidade dupla" as mesas de voto antecipado, atendendo à situação pandémica, pois a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI), estimava que houvesse mais procura.

"Montámos, então, 50 mesas no Pavilhão Rosa Mota", avançou o autarca.

Posteriormente, a Secretaria-Geral do MAI veio dizer à Câmara do Porto que, considerando a situação pandémica, e por admitirem que haja mais pessoas a querer votar antecipadamente, seriam necessárias "mais 70 mesas", explicou Rui Moreira, lembrando que há várias dificuldades, uma delas é a contratação pública, tendo que recorrer a ajuda das juntas de freguesia e conseguindo assim as "120 mesas" de voto.

"Este cálculo era feito para 500 eleitores por mesa e agora a Secretaria do MAI diz que não podem ser mais de 450 eleitores por mesa2, referiu o autarca.

Rui Moreira assumiu ainda que tem havido alguma inoperância por parte de alguns partidos, elencando que essa inoperância tem sido registada, por exemplo, pelos partidos PAN e Livre.

Leia Também: Portalegre: Dezasseis listas para a eleição de apenas dois deputados

Recomendados para si

;
Campo obrigatório