Meteorologia

  • 24 MAIO 2022
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 20º

"Contra os socialismos". O programa do Chega em sete áreas

O programa do Chega às legislativas de 30 de janeiro é dividido em 14 capítulos, com o lema "Contra os socialismos".

"Contra os socialismos". O programa do Chega em sete áreas
Notícias ao Minuto

10:52 - 13/01/22 por Lusa

Política Legislativas

Seguem algumas propostas previstas:

Saúde/SNS

O Chega pretende reformar o SNS "através de compromissos e concorrência equilibrados entre os setores público, privado e social", incentivando "a contratualização, parcerias público-privadas ou modelos de gestão por objetivos, bem como a possibilidade de generalização do modelo da ADSE".

Trabalho/salários

Na única proposta referente ao mercado laboral, o Chega defende "a atribuição de benefícios fiscais nos primeiros anos de inserção dos jovens no mercado laboral, bem como a empresas que contratem sem termo certos jovens ou jovens que tenham emigrado há pelo menos dois anos".

Impostos

O Chega pretende diminuir "o peso do Estado na economia reduzindo os impostos", propondo medidas como a implementação de uma taxa única de IRS, com um patamar de isenção, e a redução do IRC.

Justiça/combate à corrupção

O Chega quer reformar o sistema de justiça "pela conjugação entre o princípio do poder dissuasor das leis, traduzido no agravamento de penas, e o princípio da simplificação e desburocratização das leis e da sua aplicação".

O partido liderado por André Ventura propõe a reintrodução da prisão perpétua para crimes como homicídios, terrorismo ou corrupção, a revogação do efeito suspensivo de recursos para o Tribunal Constitucional e a "aplicação da prisão preventiva a suspeitos de crimes de colarinho branco e criminalidade económico-financeira organizada".

Regionalização

No programa eleitoral do Chega não consta qualquer proposta sobre a regionalização.

Clima

A única medida sobre o clima que consta no programa do Chega prende-se com os habitantes em zonas rurais: o partido promete desenvolver "políticas que assegurem que os projetos de energias alternativas -- solares, hidráulicos ou eólicos -- garantam rendimentos aos particulares residentes" nessas zonas.

Sistema político

Sem identificar propostas para o sistema político, o programa eleitoral com que o Chega se apresenta às legislativas de 30 de janeiro defende, sobre a organização do Governo, a criação do "Ministério da Família para assegurar a reconstrução moral, cívica, cultural ou económica da família nas diversas áreas da governação".

Leia Também: Debate. CDS e Chega trocam acusações de "direita mariquinhas" e fanatismo

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório