Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Sassoli. Nuno Melo destaca mandato em "circunstâncias atípicas"

O eurodeputado Nuno Melo, do CDS, manifestou hoje o seu pesar pela "morte muito prematura" do presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, salientando o seu trabalho em "circunstâncias atípicas", num mandato marcado pela pandemia da doença covid-19.

Sassoli. Nuno Melo destaca mandato em "circunstâncias atípicas"
Notícias ao Minuto

12:42 - 11/01/22 por Lusa

Política David Sassoli

Numa declaração à Lusa, o eurodeputado centrista apontou que "David Sassoli ficará para a história como o presidente do Parlamento Europeu que teve de lidar com as circunstâncias atípicas da pandemia de covid-19, determinando longos períodos de confinamento, sessões 'online', debates e votações pela Internet", algo que "nunca tinha sucedido".

"Acresce a necessidade que teve de lidar com outras prioridades determinadas pela geopolítica internacional, relacionadas com tensões políticas e militares, de que o conflito latente entre a Rússia e a Ucrânia são o exemplo mais recente, migrações, decisões políticas polémicas em alguns países da União Europeia (UE), para referir alguns exemplos apenas", prosseguiu Nuno Melo.

O eurodeputado centrista lembrou que "a morte muito prematura do presidente David Sassoli acontece, coincidentemente, com o termo do respetivo mandato no cargo", tendo ainda cabido ao dirigente socialista italiano "designar a data da eleição do sucessor, que acontecerá numa escolha a realizar na próxima semana, em Estrasburgo", no nordeste de França.

"Tratou-se de um presidente saído de um certo acordo entre os maiores partidos do arco da moderação no Parlamento Europeu, nomeadamente o Partido Socialista e o Partido Popular Europeu, numa divisão de mandato que para a segunda metade da legislatura deverá caber a uma eurodeputada saída deste último partido, com grande probabilidade, a maltesa Roberta Metsola", indicou ainda Nuno Melo, que apresentou os "sentidos pêsames às delegações italianas e à família enlutada".

O presidente do Parlamento Europeu morreu hoje aos 65 anos de idade, após mais de duas semanas num hospital em Itália, devido a uma disfunção do seu sistema imunitário.

David Sassoli contraiu uma pneumonia em setembro de 2021, que o obrigou a receber tratamento hospitalar em Estrasburgo e, embora tenha recebido alta hospitalar uma semana depois, prosseguiu a recuperação em Itália e esteve mais de dois meses ausente das sessões plenárias do parlamento, regressando no final do ano.

Na próxima semana, na primeira sessão plenária do ano, o Parlamento Europeu deverá eleger um novo presidente da assembleia, algo que já estava previsto a meio da atual legislatura, e não relacionado com o estado de saúde de Sassoli, sendo a maltesa Roberta Metsola, do Partido Popular Europeu, a favorita à eleição.

Leia Também: Conselho Nacional do CDS-PP aprova listas de candidatos na 4.ª feira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório