Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

"Esta quinta-feira será o teste máximo entre António Costa e Rui Rio"

Um artigo de opinião assinado por Joaquim Jorge, biólogo e fundador do Clube dos Pensadores.

"Esta quinta-feira será o teste máximo entre António Costa e Rui Rio"
Notícias ao Minuto

18:01 - 10/01/22 por Anabela Sousa Dantas

Política Joaquim Jorge

"Os debates mostram que o recrudescer desta pandemia não estavam nos planos de António Costa. Este, ao fim de seis anos de governação, preparava-se para tentar 'assaltar' uma maioria absoluta que nunca o disse por vergonha ou táctica política. 

Sempre fui contra maiorias, pois dá uma aparente estabilidade, mas tem de sobra excessos, vícios e tiques de autoritarismo de todo o tipo.

A política portuguesa está cada vez mais polarizada e hiper-partidária e nada nos permite acreditar que essa situação mudará num futuro próximo.

É um dos problemas do país, claro, o que mais ocupa espaço no próprio debate político, seja no Parlamento ou nos encontros de todos os tipos que continuam a colonizar a informação.

A  pandemia exaustiva que ainda nos abala e nos enche de incertezas começou, há cerca de dois anos, poucos dias após o início do novo Governo de António Costa, com o aval do BE e PCP, sem ser escrito.

A Covid-19 continua em fúria e o governo acabou por cair, porém, há muitos aspectos que afetam a vida dos cidadãos: saúde, justiça, segurança, educação, trabalho e pensões.

A percepção que os cidadãos têm é que vivem muito pior com a escalada dos preços, serviços de saúde lamentáveis, insegurança a rodos, educação periclitante, trabalho, cada vez, mais restrito e mal pago e pensões a definhar.

António Costa tem grande habilidade oratória (há várias peças memoráveis de retórica no seu currículo), falta saber se Rui Rio - que nos debates não tem estado muito bem -, se sinta, de novo, acossado e esteja à altura de quem acredita nele para passar para a política real.

Esta quinta-feira, a pouco mais de duas semanas das eleições, será o teste máximo entre António Costa e Rui Rio. 

É importante uma mudança efetiva para este pais, esse é o único debate político real."

Leia Também: "Quando se tem muito dinheiro, há dificuldade em passar-se despercebido"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório