Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Solidário com grupo Impresa, CDS apela a "mão pesada" para ciberataques

Francisco Rodrigues dos Santos recorreu às redes sociais para prometer dotar as forças de segurança de meios para lidar com este tipo de criminalidade.

Solidário com grupo Impresa, CDS apela a "mão pesada" para ciberataques
Notícias ao Minuto

10:30 - 03/01/22 por Notícias ao Minuto

Política Francisco Rodrigues dos Santos

O presidente do CDS-PP recorreu às redes sociais, ontem à noite, para se solidarizar com o Grupo Impresa, alvo de um ciberataque este domingo.

"Um ataque à liberdade de imprensa é um ataque ao coração do Estado de Direito, que não se compadece com a criminalidade nem com o terrorismo. Expresso a minha solidariedade ao Grupo Impresa e apelo a mão pesada da Justiça para punir estes ataques", escreveu no Twitter.

Francisco Rodrigues dos Santos deixou ainda a promessa de que, se o CDS formar Governo, dotará as forças de segurança de meios para lidar com este tipo de criminalidade.

Para o líder do CDS, o que aconteceu "coloca a nu a necessidade urgente de capacitar" as forças de segurança "com mais meios humanos especializados e melhores recursos técnicos para combaterem estes novos tipos de criminalidade e de terrorismo".

Rodrigues dos Santos defende que "só um governo de Direita o conseguirá fazer".

O grupo Impresa foi alvo de um ataque informático este domingo, dia 2, que fez com que várias das suas páginas - como das televisões SIC e SIC Notícias do jornal Expresso e da Blitz - ficassem inacessíveis.

O grupo Impresa já fez saber através de um comunicado que “tem trabalhado com as autoridades competentes, nomeadamente com a Polícia Judiciária e com o Centro Nacional de Cibersegurança” nesta situação, afirmando também que “apresentará uma queixa-crime".

Acredita-se que o ataque informático ao grupo Impresa tenha sido levado a cabo por um conjunto de ‘hackers’ conhecido como Lapsus Group, o qual diz que só devolverá acesso à empresa caso seja pago um resgate.

Leia Também: Ataque informático é um "atentado nunca visto à liberdade de imprensa"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório