Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Devolução de IRS em Lisboa? "Os 10% mais ricos" recebem "mais de metade"

João Ferreira acusa o autarca de dar 3% do dinheiro aos 50% mais pobres, mas, em contrapartida, dar "mais de metade aos 10% mais ricos".

Devolução de IRS em Lisboa? "Os 10% mais ricos" recebem "mais de metade"
Notícias ao Minuto

07:33 - 21/12/21 por Notícias ao Minuto

Política João Fereira

A Câmara Municipal de Lisboa vai aumentar a devolução de IRS dos munícipes, passando dos atuais 2,5% para 3%, em 2022, segundo uma proposta do presidente, Carlos Moedas, aprovada esta segunda-feira pelo executivo municipal.

A proposta é, no entanto, criticada pelo vereador do PCP da autarquia João Ferreira que acusa Moedas de dar mais de metade dos 42 milhões de euros do seu orçamento a 10% dos mais ricos na capital face aos 3% dados aos mais pobres.

"Em 2022, a Câmara de Lisboa vai prescindir de 42 milhões de euros do seu orçamento, que Moedas diz ir 'devolver aos lisboetas'", começa por dizer o vereador que logo continua. "Faltarão na habitação, transportes, espaço público, higiene urbana, etc. Quem os recebe? Os 50% mais pobres da cidade, receberão 3%. Os 10% mais ricos, mais de metade". 

A proposta em causa foi aprovada esta segunda-feira com sete votos a favor dos eleitos do PSD, CDS-PP e independentes na coligação Novos Tempos; com cinco abstenções dos vereadores socialistas e com os votos contra dos restantes elementos do executivo (dois do PCP, um do Bloco de Esquerda, um do Livre e um da independente Paula Marques).

Leia Também: Câmara de Lisboa vai aumentar devolução de IRS para 3%

Recomendados para si

;
Campo obrigatório