Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

"Um forte sinal, depois da derrota de Trump e a caminho da de Bolsonaro"

Francisco Louçã foi uma das personalidades políticas a comentar a vitória do jovem Gabriel Boric na segunda volta das eleições presidenciais do Chile: "O candidato apoiado pela esquerda ganha com mais de 10% de vantagem".

"Um forte sinal, depois da derrota de Trump e a caminho da de Bolsonaro"
Notícias ao Minuto

08:13 - 20/12/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política Francisco Louçã

Um jovem deputado de esquerda, Gabriel Boric, apoiado pela Frente Ampla e pelo Partido Comunista, venceu, este domingo, a segunda volta das eleições presidenciais no Chile, ao obter mais de 55,18% dos votos, com 68,7% das mesas escrutinadas.

Uma das personalidades políticas nacionais que já reagiu a esta vitória foi Francisco Louçã, fundador do Bloco de Esquerda, que a considerou "um forte sinal, depois da derrota de Trump e a caminho da derrota de Bolsonaro".

"O candidato da extrema-direita no Chile já reconheceu a sua derrota nas eleições presidenciais deste domingo. O candidato apoiado pela esquerda ganha com mais de 10% de vantagem. Um forte sinal, depois da derrota de Trump e a caminho da derrota de Bolsonaro", foram as palavras do também Conselheiro de Estado, nas redes sociais.

O opositor de Gabriel Boric, o advogado de extrema-direita José Antonio Kast, já reconheceu a vitória do ex-líder estudantil. "Acabo de falar a Gabriel Boric e felicitei-o pelo seu grande triunfo. Hoje é o Presidente eleito do Chile e merece todo o nosso respeito e a nossa colaboração construtiva. O Chile está sempre em primeiro lugar", escreveu no Twitter. 

Boric, de 35 anos e líder da Frente Ampla, representa a parte da sociedade chilena que quer "mudanças profundas" e que participou nos massivos protestos pela igualdade de 2019: quer melhores pensões, educação, saúde e põe muita ênfase no ambientalismo e no feminismo.

Entre os principais desafios do futuro Governo incluem-se a crise social que permanece desde os grandes protestos de 2019, a aplicação das normas da nova Constituição e os problemas económicos agravados pela pandemia.

Leia Também: Esquerda latino-americana celebra vitória do chileno Gabriel Boric

Recomendados para si

;
Campo obrigatório