Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 13º MÁX 24º

Regionalização? "O CDS-PP é frontalmente e sem rodeios contra"

Para o líder do partido o tema, "trazido a discussão pela mão da extrema-esquerda", agrada "ao Bloco Central (PS e PSD)".

Regionalização? "O CDS-PP é frontalmente e sem rodeios contra"
Notícias ao Minuto

19:09 - 17/12/21 por Notícias ao Minuto

Política Francisco Rodrigues dos Santos

Francisco Rodrigues dos Santos fez questão de reiterar a posição do partido que lidera quanto a um dos temas que tem estado na agenda: a regionalização. O líder centrista, através das redes sociais, sublinhou que "o CDS-PP é frontalmente e sem rodeios contra", um tema que diz ter sido "trazido a discussão pela mão da extrema-esquerda e que agrada ao Bloco Central (PS e PSD)."

Nas palavras do presidente dos Democratas Cristãos, "a regionalização divide o que é bom (a ideia de Portugal unido)" e "multiplica o que mau".

E "é sinónimo de mais 'tachos' para o pessoal politico; mais corrupção; mais burocracia; mais despesa; e, portanto, mais impostos", defendeu, acrescentando que "não é por acaso que os Estados-nação da Europa, com uma dimensão próxima à de Portugal, não têm regiões". 

Para Francisco Rodrigues dos Santos, "as regiões menos desenvolvidas do nosso país não precisam de mais máquinas administrativas a juntar às que já existem", mas sim "de mais empresas, mais escolas, mais hospitais, melhores vias de transporte, mais famílias."

"Ou seja: esperam uma política e não politiquices, necessitam de melhor Estado e não de mais Estado. Sendo certo que a regionalização só o tornaria maior e pior", vincou.

Neste âmbito, o presidente do CDS-PP apontou uma "alternativa". A seu ver, esta "só pode ser uma verdadeira descentralização no país, de recursos, de competências, de poderes, que dê aos municípios capacidade para dinamizarem os seus concelhos e as suas regiões". 

De recordar que o primeiro-ministro, António Costa, adiantou, no passado fim de semana, que, em 2024, será dada "voz ao povo" sobre a Regionalização, depois de no final de 2023 se avaliar o caminho feito em matéria de descentralização.

Já o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, mostrou-se favorável à realização do referendo nesse ano e exortou os partidos políticos a colocarem as suas ideias sobre o processo à discussão nas próximas eleições legislativas.

Leia Também: Rio a favor de referendo sobre regionalização

Recomendados para si

;
Campo obrigatório