Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Vacinação Covid-19. "Esconder pareceres é que está a gerar desconfiança"

Cristina Rodrigues não coloca em causa a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos. Aliás, se tivesse filhos, a ex-parlamentar não optava por vaciná-los. Todavia, defende que os cidadãos têm direito a conhecer os pareceres técnicos que sustentam a recomendação da Direção-Geral de Saúde (DGS)

Vacinação Covid-19. "Esconder pareceres é que está a gerar desconfiança"
Notícias ao Minuto

13:41 - 10/12/21 por Melissa Lopes

Política Vacinação

O tema invadiu o discurso político dos últimos dias, depois de a DGS ter recomendado a vacinação contra a Covid-19 das crianças dos 5 aos 11 anos, após ter recebido um parecer favorável da Comissão Técnica de Vacinação.

Vários partidos (PSD, Iniciativa Liberal e CDS e Bloco de Esquerda) pediram que os pareceres dos técnicos fossem tornados públicos, acusando a autoridade de saúde de falta de transparência.

Cristina Rodrigues, ex-PAN, junta-se ao coro de críticas, considerando que "'esconder' os pareceres é que está a gerar desconfiança, que neste momento é mais do que desnecessária". Cristina Rodrigues, que foi deputada não inscrita esta legislatura depois de se ter desvinculado do PAN, salvaguarda que não coloca em causa a vacinação contra a Covid-19 e que, se tivesse filhos, optaria por imunizá-los. 

Recusando a acusação de falta de transparência, Graça Freitas esclareceu esta quinta-feira, em declarações aos jornalistas, que os pareceres em causa, não sendo secretos, não iriam ser tornados públicos, remetendo essa informação para uma nota técnica que viria a ser publicada horas depois. 

Já esta sexta-feira, questionado sobre o tema, António Costa considerou que "deve ser divulgado o máximo possível da informação de forma a reforçar a confiança de todos neste processo de vacinação"

Os detalhes do plano de vacinação das crianças (quando arranca, por que faixa etária e qual o intervalo entre doses) será conhecido ainda esta sexta-feira numa conferência marcada para as 16 horas. 

Leia Também: AO MINUTO: Fim das restrições a Moçambique; Milhões de crianças vacinadas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório