Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Costa destaca "importância política" do acordo de mobilidade da CPLP

O primeiro-ministro português, António Costa, destacou hoje em Lisboa a relevância da mobilidade de cidadãos no seio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que considerou ser o aspeto mais importante de todos.

Costa destaca "importância política" do acordo de mobilidade da CPLP
Notícias ao Minuto

18:32 - 09/12/21 por Lusa

Política Mobilidade

"Quando celebramos 25 anos de existência, esta comunidade tem provado ao longo destes 25 anos uma grande capacidade de cooperação ao nível político internacional nos mais diversos fóruns. Tem demonstrado uma grande vitalidade económica através das empresas dos nossos diferentes países. Mas é muito importante que a dinâmica mais importante de todas da nossa comunidade que é aquela que existe entre os nossos povos tenha aqui um marco muito importante", salientou.

Para António Costa, que falava na cerimónia de entrega ao secretário-executivo da CPLP, Zacarias da Costa, do instrumento de ratificação por Portugal do Acordo sobre a Mobilidade entre os Estados-membros da organização, "este não é mais um acordo", mas sim "um ato de afirmação política muito importante".

Para comprovar a importância política que este acordo representa para Portugal, António Costa disse não ser habitual que seja o primeiro-ministro "a depositar pessoalmente a carta de ratificação de um acordo internacional", mas este, ressalvou, "também não é um acordo habitual".

"E minha presença, acompanhado do senhor ministro dos Negócios Estrangeiros [Augusto Santos Silva] e do senhor secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação [Francisco André], traduz a elevada importância política que Portugal atribui à celebração deste acordo de mobilidade", frisou.

Leia Também: CPLP e G7+ vão reforçar cooperação para acelerar vacinação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório