Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

PS/Porto quer restituir provedorias do inquilino municipal

O Partido Socialista leva à reunião do executivo da Câmara do Porto na segunda-feira uma proposta para restituir as provedorias do inquilino municipal e do cidadão com deficiência, que acredita "resultam em melhorias concretas na vida dos munícipes".

PS/Porto quer restituir provedorias do inquilino municipal
Notícias ao Minuto

10:37 - 03/12/21 por Lusa

Política Porto

Em comunicado, a Concelhia do PS do Porto diz hoje querer restituir as duas provedorias municipais que, dedicadas a áreas temáticas, "melhoram a ligação da autarquia à comunidade e resultam em melhorias concretas na vida dos munícipes".

Na proposta, que o PS vai levar à reunião do executivo da Câmara do Porto na segunda-feira, o vereador socialista, Tiago Barbosa Ribeiro, salienta que as provedorias são "instrumentos importantes para reforçar a relação dos munícipes com as autarquias, melhorando o serviço público e alargando o espaço de intervenção da cidadania, orientando sugestões, propostas, críticas e reclamações".

Os socialistas lembram que, anteriormente, a provedoria do inquilino municipal e a provedoria do cidadão com deficiência funcionaram de forma autónoma "sob a égide de personalidades de reconhecido mérito, cujo trabalho foi fundamental para agilizar temas nas suas áreas de competência".

"A sua extinção levou a uma redução das questões apresentadas nestas áreas, que se diluíram na provedoria do munícipe", considera o PS.

Para Tiago Barbosa Ribeiro, a existência de um provedor do munícipe "não exclui", mas "complementa", o espaço de intervenção das provedorias dedicadas a temas, por considerar que estas "beneficiam um trabalho mais próximo na articulação com os diferentes pelouros e serviços da autarquia".

Leia Também: U. Porto lidera projeto internacional de 12ME

Recomendados para si

;
Campo obrigatório