Paula Santos encabeça lista da CDU pelo círculo de Setúbal

A CDU vai voltar a candidatar a deputada e dirigente do PCP Paula Santos às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Setúbal, que em 2019 foi a 'número dois' da lista por este distrito, foi hoje anunciado.

Paula Santos, PCP

© Global Imagens

Lusa
30/11/2021 16:07 ‧ 30/11/2021 por Lusa

Política

Legislativas

 

Na lista dos primeiros candidatos às eleições legislativas antecipadas de 30 de janeiro, divulgada pela Coligação Democrática Unitária (CDU), Paula Santos vai substituir o membro da Comissão Política do Comité Central comunista Francisco Lopes como cabeça de lista por Setúbal.

A também membro do Comité Central do PCP foi eleita pela primeira vez em 2009 e é deputada desde então. Na presente legislatura integra as comissões de Saúde, e de Administração Pública, Modernização Administrativa, Descentralização e Poder Local.

No círculo de Setúbal, em 2019, a CDU elegeu três deputados, entre os quais Francisco Lopes - o 'histórico' do PCP e membro da Comissão Política do Comité Central que abdicou poucos dias depois para dar lugar a Bruno Dias -, Paula Santos e José Luís Ferreira, do Partido Ecologista "Os Verdes".

De 'números dois' nas últimas eleições a primeiros candidatos da CDU às legislativas de 30 de janeiro sobem também Catarina Marques, pelo círculo eleitoral de Faro e que também foi a candidata à Câmara Municipal nas autárquicas, Jorge Fael (Castelo Branco) e Alexandre Hoffmann Castela (Viseu).

Nestes três distritos a coligação não elegeu deputados nas últimas eleições.

Em Coimbra, a CDU vai repetir o professor de violino no Conservatório de Música Manuel Pires Rocha, que também é membro da Comissão Concelhia de Coimbra do PCP e dirigente do Sindicato dos Professores da Região Centro. Há dois anos a CDU também não elegeu deputados neste círculo eleitoral.

O mesmo sucede na Guarda, com o arqueólogo André Santos, de 42 anos, que também é membro da direção da Organização Regional da Guarda do PCP

Em Bragança, Joana Monteiro foi a escolhida para encabeçar a lista da coligação.

A primeira candidata tem 31 anos, é enfermeira e é uma estreante no encabeçamento das listas de deputados pelo círculo de Bragança. Neste distrito, em 2019, a coligação não elegeu deputados.

A CDU elegeu 12 deputados nas eleições legislativas de 2019, dez dos quais formaram o grupo parlamentar do PCP e dois (José Luís Ferreira e Mariana Silva) a bancada do PEV.

Na bancada comunista foram eleitos: por Lisboa Jerónimo de Sousa, Alma Rivera e Duarte Alves, pelo Porto Diana Ferreira e Ana Mesquita, por Setúbal Bruno Dias e Paula Santos, por Santarém António Filipe, por Beja João Dias, e por Évora João Oliveira.

 

Leia Também: PCP alerta para "profundo descontentamento" com aumentos salariais

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas