Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Buscas em clubes de futebol. "Mais um passo para que se destrua o polvo"

Comentário de Ana Gomes às buscas que têm visado, esta semana, vários clubes de futebol portugueses.

Buscas em clubes de futebol. "Mais um passo para que se destrua o polvo"
Notícias ao Minuto

11:55 - 24/11/21 por Notícias ao Minuto

Política Ana Gomes

A antiga eurodeputada Ana Gomes comentou, esta quarta-feira, na SIC Notícias, as buscas que têm visado, esta semana, vários clubes de futebol portugueses, empresários e advogados.

Para a socialista, este é "mais um passo dado para que finalmente se destrua o polvo que tem usado o país e outros países com esquemas de branqueamento de capitais e evasão fiscal".

Apesar desta operação se centrar "nos empresários do futebol, como Jorge Mendes que há muito faz parte do chamado carrossel", Ana Gomes defendeu que estas investigações "têm de ir aos parceiros destes supostos empresários", garantido que alguns "são entidades supostamente idóneas, que até estão noutros setores da atividade mas que, participando nestes esquemas, demonstram a natureza criminosa das suas atitudes".

A antiga diplomata salientou ainda que a Justiça tem de colocar um ponto final nos esquemas usados por empresários e dirigentes que utilizam "clubes, jogadores e o Estado" para enriquecer, "em rede de criminalidade organizada".

Antes de terminar, Ana Gomes admitiu que estamos a assistir a uma mudança de paradigma com estas buscas e as anteriores já feitas. "Estamos finalmente a atuar, como já devíamos ter atuado há mais tempo, sobretudo depois da divulgação do 'Football Leaks'. Outros países atuaram de forma mais ou menos cirúrgica [...]. As associações desportivas são entidades obrigadas ao respeito das regras contra o branqueamento de capitais. Em Portugal também, mais cedo ou mais tarde, as autoridades teriam de o fazer, nem que fosse por pressão das de outros países", concluiu.

Leia Também: 'Operação Fora de Jogo'. Buscas no Sp. Braga e no Vitória de Guimarães

Recomendados para si

;
Campo obrigatório