Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

PS estranha inatividade da estação que monitoriza qualidade do ar

O PS de Estarreja considerou hoje "estranho" que a estação de monitorização da qualidade do ar de Estarreja esteja inativa desde o dia 10, querendo ver esclarecida a situação.

PS estranha inatividade da estação que monitoriza qualidade do ar
Notícias ao Minuto

19:54 - 17/11/21 por Lusa

Política Estarreja

"Muito estranhamos que a estação que mede a qualidade do ar em Estarreja esteja inativa desde a tarde de 10 de novembro, momento em que a qualidade do ar estava no 25, apesar de três horas antes medir 93, número muito preocupante", diz a concelhia de Estarreja do PS, em comunicado.

Os socialistas referem que "a Quercus, mais uma vez, vem sublinhar que não consegue ter acesso aos dados do benzeno da estação de Estarreja, indicando o "passa culpas" que tem ocorrido entre as entidades envolvidas".

"A Câmara de Estarreja, recentemente, confrontada com a fuga de dióxido de azoto que ocorreu em 15 de outubro, insiste que está tudo bem e que a má qualidade do ar se deve ao tráfego automóvel do concelho, o que para o PS é uma justificação anedótica", acrescenta o comunicado.

Os socialistas de Estarreja lembram que "a Comissão Europeia anunciou que vai avançar com uma ação contra Portugal no Tribunal da Justiça na União Europeia devido à má qualidade do ar" e que "quase seis mil mortes prematuras em Portugal relacionadas com a inalação de partículas finas (PM2.5) no ar".

O comunicado salienta que "os valores desses poluentes em Estarreja, lamentavelmente, apresentam-se habitualmente muito acima do valor recomendado".

"Perante tudo isto, o responsável máximo pela proteção civil, que é o Presidente da Câmara diz-se convencido que a má qualidade do ar concelhio tem a ver com o estonteante tráfego automóvel no concelho", critica.

"O PS Estarreja não compactua com a normalização que se pretende fazer passar sobre um assunto essencial à saúde dos estarrejenses. É preciso saber o que se passa. É preciso defender a saúde da população", conclui.

A Lusa tentou, sem sucesso em tempo útil, obter junto do gabinete do presidente da Câmara de Estarreja, esclarecimentos sobre o teor do comunicado socialista.

A Câmara de Estarreja é uma das entidades do Painel Consultivo Comunitário do Programa Atuação Responsável de Estarreja (PACOPAR) a que se associaram as empresas do complexo químico num compromisso com a comunidade local para melhorar a qualidade de vida de Estarreja.

Leia Também: Quercus preocupada com qualidade do ar em Estarreja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório