Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 29º

AR. Comissão Permanente com reuniões marcadas para 2, 9 e 16 de dezembro

A Comissão Permanente da Assembleia da República tem agendadas reuniões para 02, 09 e 16 de dezembro, após a dissolução do parlamento, e reunirá de 15 em 15 dias em janeiro, decidiu hoje a conferência de líderes.

AR. Comissão Permanente com reuniões marcadas para 2, 9 e 16 de dezembro
Notícias ao Minuto

13:09 - 17/11/21 por Lusa

Política Parlamento

De acordo com a porta-voz da conferência de líderes, a deputada socialista Maria da Luz Rosinha, a Comissão Permanente "num primeiro momento reunirá todas as semanas" tendo já agendadas reuniões para os dias 02, 09 e 16 de dezembro, "sempre antecedidas de conferência de líderes".


Em janeiro, adiantou, "prevê-se que a Comissão Permanente reúna só de 15 em 15 dias".

"As comissões, e porque há muito trabalho neste momento para terminar, irão reunindo para produzir só redações finais, que depois subirão a plenário para aprovação", aditou.

A Comissão Permanente da Assembleia da República, órgão com menos deputados que o plenário e poderes limitados, entrará em funções quando o chefe de Estado dissolver oficialmente o parlamento, na sequência do chumbo do Orçamento do Estado para 2022.

De acordo com a Constituição, as eleições legislativas antecipadas têm de se realizar nos 60 dias seguintes à dissolução do parlamento -- que só poderá ser decretada, portanto, a partir de 01 de dezembro.

Maria da Luz Rosinha disse ainda que na conferência de líderes foram decididas "ligeiras alterações" relacionadas com a verificação do quórum pelos deputados.

"Em dias em que haja votações, e vai haver muitos dias agora em que vai haver votações, desde logo associadas aos potestativos e outras, a verificação do quórum será só uma: será o quórum de votação e abrirá uma hora antes do início das votações", disse.

De acordo com a deputada, o registo de presença pelos deputados "só acontecerá nos dias em que não houver votações".

"E com este passo, tentamos que efetivamente os senhores deputados se possam registar tranquilamente e que não haja mais incidentes", numa referência às recentes falhas técnicas no sistema de votações, o que tem gerado momentos de alguma confusão no parlamento.

Em 26 de novembro, na sessão plenária, acrescentou, antes da ordem de trabalhos, está previsto um período para que alguns deputados possam fazer "uma breve intervenção de despedida, sabendo de antemão que já não estarão na próxima sessão".

Para o dia 09 de dezembro, está agendada a entrega do prémio Norte-Sul do Conselho da Europa, "que envolve entidades nacionais e estrangeiras" e a entrega do prémio dos Direitos Humanos 2021 ainda não tem data mas será feita "antes do Natal".

Leia Também: Utilização de 'bodycams' pelos polícias aprovada na especialidade

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório