Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

PEV pede audição urgente de ministro sobre alegado aumento do eucaliptal

O PEV requereu hoje as audições urgentes no parlamento do ministro do Ambiente e do secretário de Estado das Florestas por causa da intenção de aumentar os limites máximos das áreas de eucalipto por concelho.

PEV pede audição urgente de ministro sobre alegado aumento do eucaliptal
Notícias ao Minuto

12:16 - 10/11/21 por Lusa

Política PEV

Em comunicado, o grupo parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes" sustentou que a "expansão e liberalização do plantio de eucalipto" ao longo de vários anos repercutiu-se em "gravíssimos impactos ambientais".

Em 2015, acrescentaram, o PEV colocou "este tema no centro das exigências" para "viabilizar uma solução governativa minoritária do PS, que esteve na origem da lei 77/2017".

"No entanto, sempre que pôde, o Governo PS fugiu às premissas do acordo, e nem a gravidade dos incêndios de 2017 e o papel inegável que a monocultura de eucalipto teve sobre estes, pareceu levar a uma mudança de caminhos", completou o partido.

O PEV vê até sem admiração que o executivo socialista tenha agora intenção de "apresentar uma portaria" que conduziria ao aumento da área de eucalipto por concelho.

O 'timing', defendeu o partido coincide com o "momento em que decorre a COP26 em Glasgow [Escócia] e em que cada vez mais vozes se levantam por causa da emergência climática".

"Tal intenção, a consumar-se, representa um crime ambiental de grande envergadura e uma irresponsabilidade perante as gerações futuras", finalizou o PEV.

Com esta argumentação, o partido requereu "com caráter de urgência" as audições do ministro do Ambiente e da Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, e do secretário de Estado da Conservação da Natureza, das Florestas e do Ordenamento do Território, João Catarino.

Na terça-feira, Matos Fernandes garantiu que haverá uma redução da área de eucaliptal em Portugal e não um aumento, como acusaram várias associações ambientalistas.

"É falso, simplesmente falso. Nenhuma portaria altera uma lei e não é preciso saber muito para saber isto. O que a portaria vai fazer é dizer, em cada município, onde é que podem ser plantados eucaliptos", sustentou o ministro, em Glasgow, onde está a participar na cimeira do clima da Organização das Nações Unidas (ONU).

Na edição de terça-feira, o Público avançou que o Governo está a preparar a publicação de um diploma que prevê a plantação de mais 36.726 hectares de povoamentos de eucalipto em 126 dos 278 concelhos de Portugal continental.

Através de uma carta citada pelo diário, várias organizações ambientalistas repudiaram o que consideram ser a intenção aumentar os limites máximos das áreas de eucalipto por concelho, exigindo que seja aplicado o ajuste à meta máxima prevista na legislação para 2030.

Leia Também: Concessão mineira. PSD quer "audição urgente" de ministro Matos Fernandes

Recomendados para si

;
Campo obrigatório