Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Governo destaca que Portugal tem estabilidade que não tinha no passado

O Governo considerou hoje que, apesar do chumbo do orçamento, Portugal não vive um momento de instabilidade perante o exterior, considerando que tem condições de estabilidade financeira, económica e social que não tinha noutros momentos de crise política.

Governo destaca que Portugal tem estabilidade que não tinha no passado
Notícias ao Minuto

14:54 - 28/10/21 por Lusa

Política OE/Crise

No briefing do Conselho de Ministros de hoje, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, foi questionada pelos jornalistas sobre as declarações de hoje vindas de Bruxelas que dão conta de que o 'chumbo' do Orçamento do Estado português para 2022 (OE2022) exigirá "algumas consultas" da Comissão Europeia com as autoridades portuguesas, para determinar ao certo como proceder com a avaliação do plano orçamental.

"A situação do país permite-nos garantir a todas as instituições internacionais uma situação de estabilidade nas contas públicas, na resposta aos nossos compromissos e esse é o momento que enfrentamos", começou por responder.

Na perspetiva de Mariana Vieira da Silva, este "não é um momento de instabilidade do país perante o exterior", mas sim "um momento de uma situação política que muitos países atravessam".

"Portugal enfrenta essa situação em condições de estabilidade financeira, económica que deve ser realçada. Essa é a situação que vivemos, não foi assim no passado, mas é assim no presente e, portanto, julgo que podem todos ter essa estabilidade em conta", considerou.

Mais à frente, perante a insistência dos jornalistas sobre estas questões internacionais, a ministra de Estado e da Presidência reiterou que Portugal tem "uma situação de estabilidade económica, financeira, social muito significativa", o que "não coloca Portugal numa situação mais crítica, ao contrário do que aconteceu noutros momentos de crise política".

"O facto de o país poder enfrentar este momento de maior indefinição política numa situação de estabilidade económica, de estabilidade financeira e de estabilidade social, que permite uma normalidade na nossa vida e nas nossas respostas", disse.

Leia Também: "Parlamento e Governo mantêm, neste momento, a totalidade dos poderes"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório