Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Ribau Esteves continuará a presidir à Comunidade Intermunicipal de Aveiro

O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves (PSD), vai continuar a presidir à Comunidade Intermunicipal (CIRA), mas só durante metade do mandato, de acordo com a deliberação hoje tomada pelo Conselho Intermunicipal.

Ribau Esteves continuará a presidir à Comunidade Intermunicipal de Aveiro
Notícias ao Minuto

12:41 - 28/10/21 por Lusa

Política CIRA

A segunda metade do mandato terá a presidir à CIRA Joaquim Batista, presidente da Câmara da Murtosa, igualmente do PSD.

Na primeira reunião do mandato autárquico 2021/2025, o Conselho elegeu ainda como vice-presidentes Salvador Malheiro (PSD), presidente da Câmara de Ovar, e António Loureiro (CDS-PP), presidente da Câmara de Albergaria-a-Velha.

Aquele órgão deliberou ainda propor à Assembleia Intermunicipal a recondução de José Eduardo Matos (PSD) como secretário executivo.

Esta é a primeira vez que a Comunidade Intermunicipal define a sua presidência em alternância, tendo as deliberações sido tomadas por unanimidade pelos 11 presidentes de câmara dos municípios associados.

"A decisão tomada de mudança do presidente do Conselho Intermunicipal da CIRA em meados do presente mandato visa utilizar essa mudança para fazer uma cuidada transição com o fim da liderança de Ribau Esteves, que preside à CIRA e às suas entidades predecessoras, há 20 anos, garantindo a manutenção futura da forte dinâmica da CIRA", refere um comunicado dimanado do conselho intermunicipal.  

No comunicado é também sublinhada a "opção de continuidade" do trabalho realizado e de manutenção da liderança, "para garantir um elevado nível de conhecimento, e intensidade na gestão de um conjunto de dossiers muito importantes e complexos que se encontram numa fase crucial de desenvolvimento".

Entre esses dossiers estão os projetos da zona do Baixo Vouga Lagunar, a negociação e as operações de captação de Fundos Comunitários do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do Portugal 2030, a elaboração do Plano Estratégico da Região de Aveiro, a candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, e a criação de uma central de biomassa da Região de Aveiro.

Leia Também: Autarca de Aveiro reclama diálogo "urgente" ao Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório