Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Presidente chama Costa e partidos a Belém e convoca Conselho de Estado

As reuniões com os partidos vão acontecer no próximo sábado, dia 30, e o Conselho de Estado reunirá no dia 3 de novembro. O primeiro-ministro será ouvido ainda esta noite de quarta-feira.

Presidente chama Costa e partidos a Belém e convoca Conselho de Estado
Notícias ao Minuto

18:54 - 27/10/21 por Ana Lemos

Política OE2022

Após a confirmação do chumbo do OE2022, na generalidade, o Presidente da República informa, numa nota publicada no site da Presidência, que "esta noite reúne com o Presidente da Assembleia da República e com o Primeiro-Ministro", confirmando o que já tinha sido avançado ao longo do dia por vários meios de comunicação.

A novidade da nota é que, o chefe de Estado "vai receber no próximo sábado, 30 de outubro, nos termos constitucionais, os Partidos Políticos com representação parlamentar".

Mais. Marcelo vai também "convocar uma reunião especial do Conselho de Estado para o dia 3 de novembro, também nos termos constitucionais".

Antes, e como já tinha anunciado, "o Presidente da República receberá os Parceiros Sociais na sexta-feira, dia 29 de outubro", lê-se ainda na nota.

Estas reuniões foram divulgadas logo após o chumbo do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade, com votos contra de PSD, BE, PCP, CDS-PP, PEV, Iniciativa Liberal e Chega.

Recorde-se que, Marcelo Rebelo de Sousa tinha avisado que perante um chumbo do Orçamento iria iniciar "logo, logo, logo a seguir o processo" de dissolução do Parlamento e de convocação de eleições legislativas antecipadas.

Nos termos da Constituição, para dissolver a Assembleia da República, o Presidente da República tem de ouvir os partidos nela representados e o Conselho de Estado. O que, saliente-se, já fez.

[Notícia atualizada às 19h08]

Leia Também: AO MINUTO: É oficial o chumbo do OE2022 na generalidade. E agora?

Recomendados para si

;
Campo obrigatório