Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

PSD critica "práticas de agiotagem" da TAP devido a preços elevados

O PSD/Madeira criticou hoje o que disse serem "práticas de agiotagem" da TAP nos voos de repatriamento da Venezuela, e considerou o primeiro-ministro, António Costa, como um "fora da lei", pelo incumprimento de medidas dos Orçamentos do Estado.

PSD critica "práticas de agiotagem" da TAP devido a preços elevados
Notícias ao Minuto

11:42 - 27/10/21 por Lusa

Política Madeira

As críticas surgiram no período de antes da ordem do dia do plenário da Assembleia Legislativa da Madeira, depois de o deputado social-democrata Carlos Fernandes ter apontado os elevados custos praticados pela transportadora aérea nos voos de repatriamento da Venezuela, opinando que "um país que abandona as suas comunidades, a sua diáspora, só pode ser um país falhado".

O vice-presidente do grupo parlamentar do PSD Carlos Rodrigues acrescentou que esta situação configura "práticas de agiotagem e extorsão" por parte da companhia aérea, com capital maioritariamente detido pelo Estado.

"Este primeiro-ministro é um fora da lei em várias circunstâncias, muitas em relação à Madeira, e um trapaceiro. O seu destino esperemos [que] esteja bem traçado, porque não hesita em mentir", afirmou Carlos Rodrigues.

O parlamentar disse que António Costa tem vindo a "meter na gaveta" e não cumpre medidas definidas nos Orçamentos do Estado e outras decisões da Assembleia da República.

Em matérias relacionadas com a região, enunciou os decisões relacionadas com o subsídio de mobilidade, a aquisição de equipamento para melhorar a operacionalidade do Aeroporto da Madeira, a redução das taxas aeroportuárias para valores semelhantes aos praticados nos Açores e o projeto de construção do novo hospital da Madeira.

Também numa intervenção política, o deputado Rui Caetano (PS) falou do problema do desemprego na Madeira, que atingia 16.441 pessoas no segundo trimestre de 2021, e da precariedade laboral, que "empurrou" cerca de 17.000 jovens para a emigração, o que, no seu entender, evidencia "o falhanço total" das políticas do Governo Regional (PSD/CDS-PP).

O líder da bancada do maior partido da oposição na Assembleia da Madeira falou da "incapacidade da região para gerar emprego de forma consistente", defendendo que a Madeira deve "encetar ferramentas para combater a precariedade e os baixos salários".

O deputado socialista sustentou ser necessário promover a diversificação da economia (porque está baseada no turismo), criar incentivos às empresas que contratem desempregados e haver uma aposta na formação das pessoas.

Rui Caetano sublinhou ainda que o PS/Madeira está particularmente "preocupado" com estes problemas e com a possibilidade da má aplicação dos fundos europeus, nomeadamente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que estão afetos à região.

Leia Também: TAP: Gestão "desconhece" se é preciso mais medidas a nível de pessoal

Recomendados para si

;
Campo obrigatório