Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Chumbo do OE é irresponsabilidade e terá "graves consequências", avisa PS

O secretário-geral adjunto do PS advertiu hoje que um eventual chumbo logo na generalidade da proposta do Governo de Orçamento do Estado para 2022 será uma irresponsabilidade política, com graves consequências para o país.

Chumbo do OE é irresponsabilidade e terá "graves consequências", avisa PS
Notícias ao Minuto

20:13 - 26/10/21 por Lusa

Política OE2022

Este aviso foi transmitido por José Luís Carneiro na Assembleia da República, no primeiro de dois dias de debate orçamental, numa intervenção em que salientou que a proposta de Orçamento é sempre "um dos mais importantes instrumentos de ação política".

"O voto contra é uma irresponsabilidade porque tem graves consequências. Como lembrou a Associação Nacional dos Municípios Portugueses, dificulta a execução dos fundos europeus fragilizando as condições de recuperação económica e social; dificulta o combate ao trabalho precário; debilita os instrumentos de combate à pobreza e às desigualdades; e faz perder a oportunidade de realizar uma ampla redução da carga fiscal para as classes médias, para as famílias com filhos e para os jovens no início da sua atividade profissional", sustentou.

Na perspetiva de José Luís Carneiro, o Governo e o primeiro-ministro, António Costa, "têm mostrado uma irrepreensível cultura de humildade democrática, diálogo e abertura".

"Por isso mesmo, foi possível ir além da proposta de Orçamento. Alargou e densificou matérias de uma renovada agenda política, como a criação do estatuto do Serviço Nacional de Saúde (SNS); a Agenda para o Trabalho Digno e a criação do Estatuto para os Profissionais da Cultura", apontou.

A proposta de Orçamento, de acordo com o "número dois" da direção do PS, "vai muito mais longe que as anteriores".

"Corresponde às necessidades das pessoas e às prioridades do país e é responsável em termos orçamentais. Assim como aconteceu em 2017, 2018 e 2019, estima um crescimento acima da média europeia", acrescentou.

Leia Também: OE2022: PS disponível para negociar "até ao último momento"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório