Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 21º

PAN abstém-se na votação na generalidade do OE2022

Inês Sousa Real anunciou, esta segunda-feira, o sentido de voto do partido ao Orçamento de Estado para 2022.

PAN abstém-se na votação na generalidade do OE2022
Notícias ao Minuto

10:39 - 25/10/21 por Notícias ao Minuto

Política OE2022

O PAN vai abster-se na votação na generalidade do Orçamento de Estado para 2022 (OE2022). O anúncio foi feito pela porta-voz do partido, Inês Sousa Real, esta segunda-feira, na sede nacional, em Lisboa.

"Atendendo ao momento complexo que o país atravessa, o esforço de diálogo e de negociação, bem como a responsabilidade que é acrescida de construção de pontes e de consensos, sem com isso perder qualquer exigência, é sem dúvida ainda maior para toda e qualquer força política e foi isso mesmo que o PAN tentou fazer", ao abster-se, começou por salientar a deputada.

De acordo com Inês Sousa Real, "o PAN aceitou o caminho do diálogo e do compromisso em vez do caminho da rutura", contudo, para o partido, "este Orçamento não pode ser mais do mesmo", "as contas certas não podem continuar a justificar a falta de investimento".

"Nas últimas décadas o nosso país tem estado estagnado entre medidas de autoridade e de cativações. Torna-se evidente, sobretudo com a crise sanitária e com a crise socioeconómica daí decorrente, que é fundamental garantir o maior investimento em questões absolutamente estruturais para o pais e que mudem o paradigma do desenvolvimento", explicou ainda a parlamentar, recordando que "continua tudo em aberto na votação final global".

"Nas negociações, não nos esquecemos das pessoas, nem da proteção animal", sublinhou Inês Sousa Leal, revelando que o Governo aceitou algumas das propostas do partido (ver aqui), como o apoio à agricultura biológica e boas práticas, o combate à pobreza energética através de "um pacote que visa garantir a adaptação das habitações à crise climática", uma maior oferta de transportes públicos, o fim do chumbo na pesca e na caça, o avanço nas carreiras dos técnicos auxiliares de saúde, a criação de uma rede de bancos de leite materno, o aumento da verba para a proteção animal e uma campanha de esterilização de animais de companhia "para combater o abandono à proteção da biodiversidade".

Recorde-se que, também as deputadas não inscritas Joacine Katar Moreira e Cristina Rodrigues anunciaram a sua abstenção na votação na generalidade do Orçamento.

O Orçamento do Estado tem votação na generalidade marcada para quarta-feira, mas não tem, por enquanto, aprovação garantida.

Leia Também: OE2022: Deputada Cristina Rodrigues abstém-se na votação na generalidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório