Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

OE2022. Mesa Nacional do BE reúne-se no domingo

A Mesa Nacional do BE, órgão máximo entre convenções, reúne-se no domingo para analisar o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022), adiantou à agência Lusa fonte oficial do partido.

OE2022. Mesa Nacional do BE reúne-se no domingo
Notícias ao Minuto

16:21 - 21/10/21 por Lusa

Política OE2022

Esta Mesa Nacional do BE acontecerá um dia depois de uma reunião prevista entre o partido e o primeiro-ministro, António Costa, no âmbito das negociações para a viabilização do OE2022.

De acordo com a mesma fonte, após esta reunião decorrerá a habitual conferência de imprensa da coordenadora do BE, Catarina Martins, para apresentar as conclusões.

Esta manhã, em entrevista à Antena 1, o líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, afirmou que o primeiro-ministro parece não ter vontade de "chegar a bom porto negocial" com o BE sobre o Orçamento do Estado, considerando que "aparentemente são insondáveis" os desígnios de António Costa.

Na terça-feira, após uma reunião com António Costa, fonte oficial do BE adiantou à agência Lusa que este encontro com o Governo terminou sem acordo, tendo ficado desde logo prevista uma nova ronda negocial.

Pedro Filipe Soares reiterou hoje que "o Orçamento do Estado tal como está", e "mesmo com os desenvolvimentos que têm ocorrido ao longo da última semana", "não merece um voto do Bloco de Esquerda que não o voto contra".

Em relação ao calendário das novas reuniões, o dirigente do BE referiu que na sexta-feira está previsto um encontro com a ministra do Trabalho e no sábado com o primeiro-ministro.

De acordo com o líder parlamentar bloquista, "a cada reunião" e depois de receber "alguma redação do Governo" das medidas em negociação, o partido leva com "um balde de água fria".

O BE enviou na segunda-feira ao Governo a redação das nove propostas para as negociações do OE2022, cinco das quais são alterações ao Código do Trabalho que terão que ser efetivadas à parte do documento orçamental.

Leia Também: Bloco e PCP têm de esclarecer "o que os move" nas negociações do OE2022

Recomendados para si

;
Campo obrigatório