Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

OE2022: PSD/Madeira diz que verbas para a universidade são insuficientes

A deputada do PSD na Assembleia Legislativa da Madeira Sónia Silva defendeu hoje que as verbas contempladas no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) para a universidade da região são insuficientes e não permitem à academia crescer.

OE2022: PSD/Madeira diz que verbas para a universidade são insuficientes
Notícias ao Minuto

13:54 - 15/10/21 por Lusa

Política Madeira

"Mais uma vez, o próximo Orçamento do Estado destinado à Universidade da Madeira é manifestamente insuficiente e não contempla os custos da ultraperiferia e insularidade", afirmou Sónia Silva, após uma reunião com o reitor da Universidade da Madeira (UMa), José Fernandes.

Apontando que a UMa é "um dos principais agentes do desenvolvimento" da região, Sónia Silva considerou que a universidade, com as verbas disponibilizadas no OE2022, "fica impedida de crescer, de apostar na sua internacionalização e investigação, ou em contratar mais docentes, que podiam dar resposta a questões muito pertinentes, como a abertura de cursos destinados à formação de professores".

Na perspetiva da eleita social-democrata, o Estado tem relegado, "sistematicamente, a Universidade da Madeira para o patamar mais baixo do ensino superior em Portugal".

A reunião de hoje, referiu, serviu para o PSD transmitir ao reitor as suas preocupações e manifestar o seu "inconformismo" para com esta situação, que o partido exige que seja invertida.

"O grupo parlamentar do PSD tem vindo a acompanhar esta matéria, apresentando propostas à Assembleia da República no sentido de que o Estado conceda uma majoração e um financiamento adequado à academia madeirense", recordou Sónia Silva, lamentando que essa "pretensão não tenha, até agora, sido acolhida".

A deputada referiu ainda que o financiamento das universidades é competência do Estado, mas tem sido o Governo Regional a apoiar a Universidade da Madeira.

"Cedeu as instalações onde funciona o polo universitário, assume os custos inerentes a duas dezenas de professores, apoia o funcionamento do curso de medicina, tem vindo a reforçar as verbas destinadas à investigação e vai apoiar a construção de uma residência universitária", apontou.

Leia Também: Estas são as principais medidas do OE2022 para empesas e trabalhadores

Recomendados para si

;
Campo obrigatório