Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

"Preocupação mantém-se", mas PSD vai "responsavelmente analisar OE2022"

PSD reage à apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2022 do Governo.

"Preocupação mantém-se", mas PSD vai "responsavelmente analisar OE2022"
Notícias ao Minuto

11:02 - 12/10/21 por Notícias ao Minuto com Lusa

Política OE2022

O PSD vai "responsavelmente analisar o OE e o que está em causa e tomar, posteriormente, tomar uma posição" relativamente ao sentido de voto, disse Afonso Oliveira, esta terça-feira, depois da conferência de imprensa na qual o ministro das Finanças explicou a proposta de OE2022. 

O social-democrata manifestou, no entanto, preocupação quanto ao documento.

"Ainda não conhecemos o documento, mas já ouvimos algumas declarações e continuamos preocupados porque um OE, no momento em que vivemos, terá de olhar para o futuro do país", declarou. 

"A preocupação mantém-se em relação ao que ouvimos", disse, defendendo que o Orçamento tem que garantir o apoio às empresas, à economia, à recuperação, e às pessoas". 

"Analisaremos, mas mantemos essa preocupação", repetiu. 

Questionado quando será possível conhecer o sentido de voto do PSD - que tem sido sempre contra os Orçamentos do atual e anterior executivos de António Costa - , o deputado respondeu apenas: "Oportunamente".

Ainda assim, Afonso Oliveira frisou que "este orçamento é da responsabilidade do PS e do Governo e dos partidos que o apoiam" nas negociações com vista à viabilização do documento.

"Grande parte das medidas que vão surgindo traduzem muito essas negociações com os partidos à esquerda do PS. A responsabilidade é do Governo e não do PSD", enfatizou.

Questionado sobre o anunciado aumento do investimento previsto no Orçamento, Afonso Oliveira preferiu recordar o comportamento do executivo no passado.

"O Governo demonstrou sempre a sua incapacidade de realizar, de fazer, não há razão para ficarmos satisfeitos pelo facto de haver um anúncio nesse sentido", disse.

Já sobre o desdobramento previsto de dois escalões do IRS, o 'vice' da bancada do PSD apenas referiu que a posição dos sociais-democratas tem sido sempre favorável "ao alívio fiscal".

"Vamos analisar o Orçamento em concreto", disse.

De acordo com fontes da direção da bancada, o tema do OE2022 será analisado na reunião do grupo parlamentar, na próxima quinta-feira, tal como prevê o regulamento interno, antes de a direção do partido definir o sentido de voto.

O Governo entregou na segunda-feira à noite, na Assembleia da República, a proposta de Orçamento do Estado para 2022 (OE22), que prevê que a economia portuguesa cresça 4,8% em 2021 e 5,5% em 2022.

No documento, o executivo estima que o défice das contas públicas nacionais deverá ficar nos 4,3% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2021 e descer para os 3,2% em 2022, prevendo também que a taxa de desemprego portuguesa descerá para os 6,5% no próximo ano, "atingindo o valor mais baixo desde 2003".

A dívida pública deverá atingir os 122,8% do PIB em 2022, face à estimativa de 126,9% para este ano.

O primeiro processo de debate parlamentar do OE2022 decorre entre 22 e 27 de outubro, dia em que será feita a votação, na generalidade. A votação final global está agendada para 25 de novembro, na Assembleia da República, em Lisboa.

Leia Também: Ministro estima que englobamento tenha impacto de 10 milhões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório