Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 26º

Leão confiante na aprovação e aberto para negociar com "responsabilidade"

O ministro de Estado e das Finanças manifestou-se hoje confiante na aprovação do Orçamento para 2022 e manifestou abertura política para negociar a proposta do Governo com os partidos num quadro "de escolhas" e de "responsabilidade.

Leão confiante na aprovação e aberto para negociar com "responsabilidade"
Notícias ao Minuto

00:19 - 12/10/21 por Lusa

Política OE2022

Esta posição foi assumida por João Leão em declarações aos jornalistas, momentos depois de ter entregado ao presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues, a proposta de Orçamento do Estado para 2022.

Interrogado se espera que o PCP, Bloco de Esquerda, PEV e PAN contribuam para a viabilização da proposta orçamental, o titular da pasta das Finanças respondeu: "Este Orçamento é bom para o país e para os portugueses. Não vemos como é que este Orçamento não será aprovado na Assembleia da República", disse.

Questionado qual o grau de disponibilidade do executivo socialista para aceitar propostas das outras forças políticas e do PAN, João Leão também procurou desdramatizar o processo negocial no parlamento.

"Nos últimos anos sempre tivemos abertura e não será diferente este ano para discutir e dialogar com os diferentes partidos que têm viabilizado o Orçamento do Estado. Temos, naturalmente, essa abertura para negociar com os partidos, mas num quadro de escolhas, de responsabilidade e servindo os interesses do país", ressalvou o ministro.

Também na questão sobre as dificuldades que teve para aprovar a proposta de Orçamento em Conselho de Ministros, João Leão invocou o seu percurso político no Ministério das Finanças.

"Este é o sétimo Orçamento que apresento, cinco ao lado de Mário Centeno como ministro das Finanças e dois sendo eu ministro das Finanças. Nesse sentido, este processo não foi diferente dos outros", alegou.

Segundo o ministro de Estado e das Finanças, os processos de elaboração dos orçamentos "são sempre escolhas exigentes, com muito diálogo e colaboração de todos".

"Este Orçamento não é diferente nas exigências que tem. Todos os orçamentos têm uma dimensão de negociação, não só dentro do Governo, mas também com os partidos", acrescentou.

Leia Também: OE2022 já 'entrou' na AR. Leão diz que é "o orçamento do investimento"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório