Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Problemas no SNS "não se resolvem com pensos rápidos"

Ana Gomes defende que o Governo "não tem tomado as medidas mais adequadas" para melhorar o setor.

Problemas no SNS "não se resolvem com pensos rápidos"
Notícias ao Minuto

10:16 - 11/10/21 por Notícias ao Minuto

Política Ana Gomes

Ana Gomes analisou, este domingo, no seu espaço de comentário habitual na SIC Notícias, o estado do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Para a socialista, apesar de o Governo ter "preocupações" com o SNS, não tem tomado "as medidas mais adequadas" para melhorar o setor e ir ao encontro do que é necessário para que os hospitais públicos funcionem corretamente.

"[Os problemas no SNS] não se resolvem com pensos rápidos como tem sido a receita do Governo. Não é com a contratação de médicos a dias, de médicos à hora, que se resolve. É preciso reestruturação das carreiras", salientou a antiga eurodeputada.

Defendeu ainda Ana Gomes que há vários casos "a rebentar por todos os lados", como o Hospital de Setúbal, "o que mostra que há um problema crónico" que tem que ver com a "suborçamentação crónica". Ou seja, na opinião da antiga diplomata, o setor precisa de um investimento, "que não tem havido", não só na aquisição permanente de "equipamentos de ponta", como na reestruturação das carreiras.

Ao mesmo tempo, considerou ainda Ana Gomes, "vemos uma parasitação de recursos do SNS que são desviados para os privados, porque muitas das coisas que não se podem fazer no público são depois pagas pelo Estado aos privados". "Isso não pode ser porque nós, como se demonstrou durante a pandemia, sem SNS não sobreviveríamos", frisou.

Ana Gomes espera agora que "estas questões sejam contempladas, devidamente, no Orçamento do Estado para 2022 (OE2022) que está, neste momento, em negociação" - e cuja proposta será entregue esta segunda-feira na Assembleia da República -, para que possam ser resolvidas.

Leia Também: "Grito de revolta" no Hospital de Setúbal: 87 diretores pediram demissão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório