Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 15º MÁX 23º

PEV questiona Governo sobre peixes mortos no rio Sizandro

O grupo parlamentar do PEV questionou o Ministério do Ambiente e da Ação Climática sobre as causas de morte de "dezenas de peixes" junto ao Açude da Granja, no rio Sizandro, no distrito de Lisboa.

PEV questiona Governo sobre peixes mortos no rio Sizandro
Notícias ao Minuto

12:41 - 10/10/21 por Lusa

Política PEV

De acordo com uma pergunta endereçada ao ministério tutelado por João Pedro Matos Fernandes, através do parlamento e divulgada hoje, o Partido Ecologista "Os Verdes" sustentou que recebeu, durante a última semana, alertas de moradores de Runa, em Torres Vedras, sobre "dezenas de peixes mortes à superfície".

"A população mencionou também que observou alterações no aspeto das águas do rio, quer ao nível da cor, quer do cheiro, o que pode indiciar a existência de fontes poluidoras", acrescentou o partido.

Por isso, a bancada parlamentar do PEV quer saber se o Ministério do Ambiente "tem conhecimento da existência, nas últimas semanas, de dezenas de peixes mortos à superfície da água no rio Sizandro".

"Os Verdes" também interpelaram a tutela sobre as ações que vai desenvolver no sentido de apurar "a origem desta preocupante situação" e se o ministério "confirma que as águas neste troço do rio Sizandro se encontram poluídas".

"A poluição das águas, e a existência de acontecimentos similares aos relatados, é recorrente", questionam, perguntando ainda se, "tratando-se de um problema ambiental grave e com riscos para a biodiversidade e para a saúde pública, além do apuramento imediato, que medidas irão ser tomadas para prevenir que venham a ocorrer situações similares".

Leia Também: PEV questiona Governo sobre cirurgias adiadas no Dona Estefânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório