Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"Não temos todo o tempo do mundo, mas Governo ainda pode rever posições"

BE já foi ouvido pelo ministro de Estado e das Finanças sobre a proposta do Governo para o OE2022.

"Não temos todo o tempo do mundo, mas Governo ainda pode rever posições"
Notícias ao Minuto

10:13 - 06/10/21 por Notícias ao Minuto

Política OE2022

O ministro de Estado e das Finanças, João Leão, apresenta esta quarta-feira, durante todo o dia, aos partidos da oposição, em reuniões individuais, as linhas gerais da proposta do Governo para o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

O Bloco de Esquerda (BE) foi o segundo partido a ser ouvido. Aos jornalistas, no final do encontro, o deputado Pedro Filipe Soares falou de um "bloqueio" nas negociações devido a algumas "intransigências" do Governo.

Para o bloquista a garantia da "retoma económica com direitos e com trabalho com dignidade", assim como a garantia da "defesa dos serviços públicos, em particularidade de quem cuida de nós" são algumas das matérias que "servem para desbloquear alguns dos pontos que estão atualmente a servir de bloqueio nestas negociações do Orçamento" e que o partido espera "que mais cedo do que tarde possam ser resolvidos".

"Nós vemos com alguma dificuldade algumas intransigências do Governo em matérias que já sinalizamos há muito tempo atrás", realçou ainda Pedro Filipe Soares, acrescentando que apesar das negociações do Orçamento terem sido "adiadas no tempo", o BE já tinha as suas "prioridades identificadas há meses".

"Essas prioridades continuam a ter uma parca proposta por parte do Governo e por isso não estamos na fase da canção, não temos todo o tempo do mundo, mas temos ainda algum tempo para que o Governo possa rever as suas posições e que possamos ter um Orçamento que corresponde a este virar de página da pandemia", salientou, adiantando que "no que toca às negociações, elas ainda estão muito longe de ter algum sucesso, pelo menos no que toca ao BE".

"Essa é a veia otimista do primeiro-ministro, porque no que toca a questões concretas ainda há muito trabalho para fazer. Esse otimismo do primeiro-ministro mostrou muitas vezes não ter qualquer adesão à realidade", rematou Pedro Filipe Soares.

Nas próximas semanas vão decorrer mais reuniões entre o BE e o Governo.

Leia Também: "Não há nenhuma razão para sairmos menos preocupados do que entramos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório