Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Resultados das eleições OE2022 em análise na Mesa Nacional do BE de hoje

A Mesa Nacional do BE, órgão máximo entre convenções, reúne-se hoje em Lisboa para discutir os maus resultados do partido nas eleições autárquicas de domingo e o Orçamento do Estado para 2022 (OE2022).

Resultados das eleições OE2022 em análise na Mesa Nacional do BE de hoje
Notícias ao Minuto

06:41 - 02/10/21 por Lusa

Política Bloco de Esquerda

Conforme é habitual, depois da Mesa Nacional, a coordenadora do BE, Catarina Martins, dará esta tarde, pelas 17:30, uma conferência de imprensa para apresentar as conclusões desta reunião.

Em debate pelos dirigentes bloquistas estará o mau resultado nas eleições autárquicas de domingo, já assumido por Catarina Martins em conferência de imprensa no início desta semana.

"O Bloco de Esquerda nestas eleições autárquicas teve um mau resultado. Não aumentámos o número de votos ou de eleitos e conseguimos manter quatro em cada cinco votos o que determinou a perda de vereadores em cenários de polarização em disputas autárquicas", assumiu na segunda-feira.

O BE falhou nestas eleições o objetivo de aumentar a sua representação autárquica e, pelo contrário, teve uma perda expressiva de votos e vereadores, mas conseguiu manter-se no executivo de Lisboa e estrear-se na Câmara do Porto.

Outro dos temas que estará em cima da mesa nesta reunião do órgão máximo entre convenções será o OE2022 e as suas negociações com o Governo, um documento cuja proposta do executivo será entregue no parlamento já no dia 11 de outubro.

Nessa mesma conferência de imprensa de segunda-feira, a líder bloquista garantiu que, independentemente da corrida eleitoral para o poder local, o Bloco mantém "exatamente a mesma posição", disponibilidade e caderno de encargos que tinha para as negociações orçamentais.

"Nós consideramos que um Orçamento do Estado que responda às grandes questões do país é uma negociação do Orçamento do Estado que terá de incluir temas tão importantes como as questões laborais porque as questões dos salários, das condições de trabalho que são hoje fundamentais para recuperação do país no pós-crise", defendeu.

As negociações terão ainda de incluir medidas "fundamentais sobre o reforço do SNS (Serviço Nacional de Saúde), sobre a sua capacidade recuperação dos cuidados não-covid, sobre a forma como os seus profissionais que estão exaustos podem ser tratados para que não saiam do SNS e, claro, incluirá também as questões da Segurança Social, que como sabem são para nós muito importantes", elencou Catarina Martins, sintetizando assim o caderno de encargos dos bloquistas.

Leia Também: OE2022? A "pressão" é para negociar melhores salários e pensões

Recomendados para si

;
Campo obrigatório