Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Assembleia debate no final de outubro dois 'vetos' do Presidente

O parlamento vai reapreciar no dia 20 de outubro dois diplomas vetados pelo Presidente da República, sobre inseminação pós-morte e cibercrime, e debater uma proposta do Chega para uma comissão de inquérito ao acidente do ministro da Administração Interna.

Assembleia debate no final de outubro dois 'vetos' do Presidente
Notícias ao Minuto

13:36 - 29/09/21 por Lusa

Política AR

Em 22 de abril, Marcelo Rebelo de Sousa vetou o decreto do parlamento sobre inseminação pós-morte, considerando que suscita dúvidas no plano do direito sucessório e questionando a sua aplicação retroativa.

Em 01 de setembro, o Presidente da República vetou o diploma do parlamento que altera a Lei do Cibercrime, por inconstitucionalidade do artigo que permite a apreensão de 'emails' sem ordem de um juiz.

Em resposta a um pedido de fiscalização preventiva do chefe de Estado, um dia antes o Tribunal Constitucional tinha considerado esta norma inconstitucional, por unanimidade, entendendo estar em causa uma "restrição dos direitos fundamentais à inviolabilidade da correspondência e das comunicações e à proteção dos dados pessoais no âmbito da utilização da informática, enquanto manifestações específicas do direito à reserva de intimidade da vida privada, em termos lesivos do princípio da personalidade".

Já a proposta de comissão de inquérito do Chega à atuação do Ministério da Administração Interna no acidente na A6 com a viatura de serviço de Eduardo Cabrita que provocou a morte de um trabalhador foi anunciada no final de agosto.

A conferência de líderes fez hoje agendamentos até 21 de outubro, iniciando-se a partir daí os trabalhos relacionados com o Orçamento do Estado, que entrará no parlamento em 11 de outubro.

Questionada se a Assembleia da República irá adaptar as suas regras de funcionamento no âmbito da pandemia de covid-19 à nova fase de desconfinamento que entrará em vigor dia 01 de outubro, a porta-voz da conferência de líderes remeteu o tema para uma próxima reunião.

De acordo com a deputada do PS Maria da Luz Rosinha, foi distribuído na reunião um documento dos serviços - do qual não quis adiantar o teor - sobre o qual os grupos parlamentares terão de se pronunciar até à próxima segunda-feira.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório