Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Comissão de Negócios Estrangeiros aprova audição a secretário de Estado

A Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas aprovou hoje por unanimidade uma audição ao secretário de Estado da Internacionalização, para prestar esclarecimentos sobre a execução do programa Internacionalizar 2030 e a marca Portugal.

Comissão de Negócios Estrangeiros aprova audição a secretário de Estado
Notícias ao Minuto

17:26 - 28/09/21 por Lusa

Política Parlamento

A audição, aprovada depois de um requerimento do PSD, irá decorrer cerca de um ano depois de Eurico Brilhante Dias já ter marcado presença numa audição conjunta da Comissão de Negócios Estrangeiros e da Comissão de Economia, em outubro de 2020, onde tinha apresentado o lançamento do programa Internacionalizar 2030.

Durante a reunião de hoje, o deputado Nuno Carvalho, em representação do grupo parlamentar do PSD, salientou que, um ano depois da apresentação do programa, é "importante" que a execução do Internacionalizar 2030 seja "enquadrada".

O deputado do PSD referiu ainda que é "fundamental" perceber como é que o programa está "adaptado" para receber verbas tanto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) como do Portugal 2030, dois programas que, aquando da primeira audição do secretário de Estado, ainda não existiam.

No que se refere à marca Portugal, Nuno Carvalho elencou várias contingências internacionais -- como o aumento dos custos de energia ou "a crise que se vive na China, com uma eventual crise no mercado imobiliário" --, para destacar que estas "não são minimamente indiferentes àquilo que é a atividade exportadora" das empresas portuguesas e ao "investimento direto estrangeiro que é realizado", sendo também "profundamente conexas" à marca Portugal.

O deputado abordou ainda as declarações de Eurico Brilhante Dias na semana passada em Paris -- onde, questionado pelos jornalistas sobre o desempenho da marca Portugal, considerou que o país "ganhou com a covid-19" -- para referir que a audição será uma "boa oportunidade" para que o secretário de Estado se exprima sobre a questão num "registo menos infeliz" e explique "um pouco melhor a estratégia da marca Portugal".

Em representação do grupo parlamentar do PS, o deputado José Mendes concordou que a audição a Eurico Brilhante Dias é "importante", para que preste declarações sobre "um programa que já tem algum tempo de execução".

No que se refere às declarações do secretário de Estado sobre a marca Portugal, José Mendes referiu que "tiveram um contexto próprio", mas destacou que, durante a audição, Eurico Brilhante Dias "dará as explicações e fará a sua defesa".

A audição ainda não tem data, começando agora a Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas "a fazer as diligências junto do Governo" para que Eurico Brilhante Dias "possa vir ao Parlamento nos tempos mais próximos".

Na quinta-feira passada, Eurico Brilhante afirmou, durante o salão de vestuário e têxtil Première Visio, em Paris, que o interesse por Portugal nos mercados internacionais continuou em tempos de covid-19 e a forma como o país lidou com a pandemia favoreceu a imagem do país.

Questionado pelos jornalistas sobre o desempenho da marca 'Made in Portugal', o governante afirmou: "Vou dizer uma coisa que talvez não seja politicamente correta. Nós ganhámos com a covid-19. E ganhámos porquê? Porque Portugal foi um país que, tendo as suas dificuldades, enfrentou a covid-19 com bastante êxito".

"Faleceram pessoas e muitas pessoas passaram muito mal, mas Portugal mostrou-se um país muito organizado, que enfrentou uma realidade muito disruptiva com sucesso. Rapidamente em 2020 fomos das primeiras economias a reabrir e a mostrar que a economia estava aberta e isso teve um efeito positivo sobre a marca Portugal", declarou o secretário de Estado.

Leia Também: Rio e Mota Pinto na reunião da bancada. Revisão constitucional na agenda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório