Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 13º MÁX 26º

Moradores da Feira não votaram em protesto contra "esgotos a céu aberto"

Um grupo de 50 moradores da freguesia de São Miguel do Souto, no concelho de Santa Maria da Feira, revelou hoje não ter votado nas autárquicas de domingo em protesto contra esgotos por tratar na Rua da Amieira.

Moradores da Feira não votaram em protesto contra "esgotos a céu aberto"
Notícias ao Minuto

11:56 - 27/09/21 por Lusa

Política Autárquicas

Armando Silva é um dos porta-vozes desse grupo de habitantes do distrito de Aveiro e diz-se "farto de promessas por gente que tem o problema por resolver há uns 10 anos e só sabe aparecer na época de eleições, com saquinhos, canetas e papéis para dar, como se isso resolvesse alguma coisa".

Na origem do problema está a estrutura incompleta do sistema de saneamento dessa rua, cuja conduta principal "já foi instalada há muitos anos, mas nunca foi concluída", pelo que, sem ligação à rede principal, as habitações da Rua da Amieira continuam a funcionar com recurso a fossas que frequentemente extravasam.

"Ninguém ligou os tubos das casas às redes e, de tempos a tempos, como agora mal há camiões para despejar as fossas, os esgotos saem por aí fora, ficam a céu aberto e ficam a escorrer para os campos", disse Armando Silva.

O porta-voz dos moradores admitiu que a ligação ao saneamento foi sendo atrasada devido a problemas relacionados com "a estação elevatória e a propriedade dos terrenos", mas realçou que a população "está farta de desculpas".

"A Câmara é PSD, a Junta de Freguesia é PS e ninguém faz nenhum por nós. Se houvesse cá empresas com dinheiro, tinha-se tudo resolvido depressa; como isto é só para benefício das famílias que aqui vivem, não querem saber de ninguém e, no século XXI, continuamos com esta vergonha à porta há anos e anos", declarou.

Armando Silva reconhece que, em termos práticos, a recusa dos 50 moradores da Rua da Amieira em votar nas eleições de domingo só terá contado como abstenção, mas diz que o grupo optou por não fazer boicotes nem protestos junto às mesas de voto para não perturbar o normal funcionamento do escrutínio nem impedir o exercício dos direitos da restante população.

"Íamos lá votar em quem? Nenhum deles merece o nosso voto! Por isso é que ficámos em casa e deixámos passar o domingo sem arranjar problemas a ninguém. Mas agora que passaram as eleições, podem ter a certeza de que vamos fazer barulho para a Câmara, porque estamos fartos que só se lembrem de nós quando é para aqui vir com o saquinho dos brindes, como se fossemos tolos", concluiu.

Nas eleições autárquicas de domingo, o PSD manteve o município de Santa Maria da Feira, onde Emídio Sousa elegeu sete vereadores (48,91%) e o PS quatro (30,09%).

Leia Também: Fogo em Santa Maria da Feira desloca 74 bombeiros e consome dois hectares

Recomendados para si

;
Campo obrigatório