Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Candidato do Volt ao Porto confiante na eleição de um vereador

O candidato do Volt à presidência da Câmara do Porto André Eira mostrou-se hoje confiante na eleição de um vereador no domingo, esperando que a voz do partido possa ajudar a transformar a cidade, combatendo nomeadamente a pobreza energética.

Candidato do Volt ao Porto confiante na eleição de um vereador
Notícias ao Minuto

17:12 - 24/09/21 por Lusa

Política Autárquicas

"Esperemos que a mensagem que o partido tentou passar para os portuenses tenha sido apreendida e que os portuenses deem a confiança de eleger um vereador no dia 26", afirmou em declarações à Lusa, junto à rua de Santa Catarina, para onde está prevista uma arruada de encerramento da campanha.

O cabeça-de-lista do Volt salientou que a dois dias do ato eleitoral, o número de indecisos ronda, segundo os estudos de opinião, os 20%, "o que vai fazer toda a diferença".

Fazendo um balanço positivo da campanha, André Eira destacou o papel do partido na afirmação do Porto no contexto europeu, aproveitando e implementando as melhores práticas europeias, que estão na génese do Volt, em prol do desenvolvimento da cidade.

Num dia marcado pela greve climática estudantil, o candidato do Volt à presidência da Câmara do Porto defendeu a necessidade de criar um plano estratégico para o combate às alterações climáticas, destacando como prioritária uma intervenção em matéria de pobreza energética.

"O Volt, tendo na sua génese a preocupação climática, nós pretendemos que a câmara tenha um plano estratégico para alterações climáticas", declarou, dando como exemplo os efeitos nefastos da onda de frio que em janeiro atingiu temperaturas abaixo dos cinco graus.

"Cada vez serão mais frequentes as ondas de calor e existe um grande nível de pobreza energética. Quando temos ondas de frio, como tivemos em janeiro, abaixo dos cinco graus, a maioria da população sofre de frio", observou.

Para André Eira, o combate às alterações climáticas faz-se com recurso a incentivos municipais e europeus, que permitam, por exemplo, melhor o isolamento térmico das habitações, substituindo nomeadamente as caixilharias.

Por outro lado, o candidato considera que é necessário apostar em novas fontes de energias renováveis, promovendo a instalação, quer no edificado público quer no privado, a instalação de painéis solares.

Concorrem à presidência da Câmara do Porto Rui Moreira (movimento independente "Rui Moreira: Aqui há Porto" -- apoiado por IL, CDS, Nós Cidadãos, MAIS -, Tiago Barbosa Ribeiro (PS), Vladimiro Feliz (PSD), Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (BE), Bebiana Cunha (PAN), António Fonseca (Chega), Diogo Araújo Dantas (PPM), André Eira (Volt Portugal), Bruno Rebelo (Ergue-te), Diamantino Raposinho (Livre).

Leia Também: Ambiente é um pilar do Volt, diz candidato a Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório