Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

PSD quer o regresso do Circuito da Boavista ao Porto em modo sustentável

 O candidato do PSD à Câmara do Porto, Vladimiro Feliz, afirmou hoje querer o regresso do Circuito da Boavista à cidade, tendo por base "um novo modelo", com corridas sustentáveis, "emissões de carbono zero" e "livre de plástico".

PSD quer o regresso do Circuito da Boavista ao Porto em modo sustentável
Notícias ao Minuto

13:51 - 19/09/21 por Lusa

Política Autárquicas

"Corridas sustentáveis, com emissões zero que é aquilo que vai ser a base do nosso modelo do novo Circuito da Boavista. Um evento carbono zero, livre de plástico e completamente neutro em termos de carbono. É esse o nosso compromisso com a cidade", garantiu Vladimiro Feliz, o cabeça de lista do PSD à Câmara do Porto.

O social-democrata, que esta manhã participou num desfile de carros clássicos, disse querer transformar o Circuito da Boavista num "evento reformador" que coloque o Porto "no centro da agenda da mobilidade sustentável para o mundo".

"Este é um evento que não se focará apenas nos conteúdos desportivos. É um evento que queremos que coloque o Porto na agenda mundial da mobilidade sustentável e da sustentabilidade das cidades", disse, acrescentando que a par do evento, tenciona organizar uma "conferência global".

"Queremos que este evento sirva para, no momento prévio e no Porto, organizarmos uma conferência global orientada à sustentabilidade e à mobilidade sustentável com a indústria, com a nossa academia, com os centros de investigação e com os portuenses para que o Porto se torne numa referência mundial no desenvolvimento das cidades do futuro", destacou.

Vladimiro Feliz, que chegou ao encontro num Citroën 'boca de sapo' verde, salientou ainda que, no âmbito do Circuito da Boavista, tenciona colocar o Porto a "trabalhar sempre colaborativamente com todas as cidades" da região Norte.

"Não queremos fazer isto isoladamente, temos Vila Real a fazer um circuito histórico também aqui bem perto e não queremos atrapalhar aquilo que acontece nas cidades limítrofes", reforçou.

Lembrando que muitos dos carros que constam da "grelha" do circuito "custam mais de cinco milhões de euros", Vladimiro Feliz afirmou que o regresso do evento trará novos públicos à cidade que "qualificam a oferta turística, reduzem a sazonalidade do turismo e projetam o Porto no mundo".

"O Porto não tem hoje turismo a mais. A pegada turística é grande, mas está concentrada em zonas específicas da cidade, nomeadamente, no centro da cidade e na zona ribeirinha. É importante distribuir a pegada turística, é importante olhar para o regresso dos grandes eventos para que possamos distribuir essa pressão pela cidade e dinamizar a economia local e regional", defendeu.

Posicionado entre dois veículos e à frente de um cartaz, cujo slogan afirmava que "os grandes eventos internacionais estão de volta ao Porto, dos clássicos com história aos veículos do futuro", Vladimiro Feliz lembrou que "foi na altura que o PSD estava na Câmara do Porto [sob a liderança de Rui Rio] que trouxe para a cidade eventos como o Circuito da Boavista, 'RedBull Air Race' e Primavera Sound".

Também presente na ação de campanha, o líder dos sociais-democratas, Rui Rio destacou que todos eventos impulsionados pelo PSD na cidade do Porto "acabaram", mas "não seguramente por interesse da cidade".

"Não podemos destruir aquilo que de bom os anteriores fizeram, bem pelo contrário, temos de construir em cima do que está bom, procurando fazer ainda melhor. É isso que devemos fazer", referiu, lembrando que o Circuito da Boavista "faz parte da nossa cultura e história".

"Não devemos destruir aquilo que é a marca do Porto", defendeu Rui Rio, felicitando o candidato do PSD por ter "coragem para assumir uma responsabilidade enorme".

"Aqui, está-se a prometer aquilo que sabemos que temos capacidade de fazer. Acho que o Porto dá um passo em frente muito grande se acarinhar uma candidatura que assume que vai recuperar aquilo que são os valores mais tradicionais do Porto", acrescentou.

São candidatos à presidência da Câmara do Porto, nas eleições de 26 de setembro, Rui Moreira (movimento independente "Rui Moreira: Aqui há Porto" - apoiado por IL, CDS, Nós, Cidadãos!, MAIS), Tiago Barbosa Ribeiro (PS), Vladimiro Feliz (PSD), Ilda Figueiredo (CDU), Sérgio Aires (BE), Bebiana Cunha (PAN), António Fonseca (Chega), Diogo Araújo Dantas (PPM), André Eira (Volt Portugal), Bruno Rebelo (Ergue-te) e Diamantino Raposinho (Livre).

Recomendados para si

;
Campo obrigatório