Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Candidata do PTP defende planeamento da mobilidade no Funchal

A candidata do PTP à Câmara do Funchal defendeu hoje o planeamento da cidade para o futuro em termos de mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida, uma preocupação que diz ter sido "esquecida" pela atual vereação municipal.

Candidata do PTP defende planeamento da mobilidade no Funchal
Notícias ao Minuto

13:06 - 19/09/21 por Lusa

Política Autárquicas

"E é isso que o PTP se propõe fazer, no sentido de planear a cidade do Funchal para o futuro, em termos de mobilidade, protegendo o meio ambiente e garantindo maior qualidade de vida à população", declarou Raquel Coelho numa iniciativa da campanha para as eleições autárquicas de 26 de setembro.

A única mulher que encabeça uma lista neste ato eleitoral no Funchal disse que está é "uma preocupação que tem sido esquecida", apontando que no centro da cidade o ruído e a poluição são "excessivos".

Raquel Coelho também referiu que há "falta estacionamento" no Funchal, porque não tem espaços para "albergar todos os carros que procuram a cidade".

No seu entender, este problema só pode ser ultrapassado "com transportes públicos de excelência", sustentando que a Câmara Municipal deve "fazer pressão sobre o Governo Regional" para "articularem uma série de medidas e propostas" nesta matéria.

Também criticou o facto de o Funchal "não ter um terminal único de autocarros", à semelhança do que acontece noutras capitais do país, dando como exemplo a estação de Sete Rios [Lisboa] e a boa qualidade dos transportes públicos em Cascais.

A candidata salientou que os turistas têm "muita dificuldade" em orientar-se para poderem visitar os locais pretendidos porque o Funchal "não tem um terminal de autocarros unificado".

Raquel Coelho ainda defendeu que deve ser estudada "a possibilidade de um metro de superfície para o Funchal", argumentando ser um investimento para fazer a longo prazo, "se calhar em 50 anos", em articulação com o Governo Regional e com recurso a fundos europeus.

"É necessário investir nisto, porque já gastámos tanto dinheiro mal gasto aqui na Madeira", enfatizou, referindo a região gastou "mais de 100 ME na marina do Lugar de Baixo [concelho da Ponta do Sol], numa obra que não tem qualquer utilidade para a população".

Nas eleições autárquicas de 26 de setembro apresentam-se ao eleitorado no Funchal, o principal e mais populoso concelho da Madeira, nove candidaturas - três de coligações e seis de partidos.

Os cabeça de lista são Miguel Silva Gouveia, pela coligação Confiança (PS/BE/PAN/MPT/PDR), Pedro Calado (PSD/CDS-PP), Edgar Silva (CDU, coligação que integra o PCP e o PEV), Bruno Berenguer (JPP), Raquel Coelho (PTP), Duarte Gouveia (Iniciativa Liberal), Tiago Camacho (Livre), Miguel Castro (Chega) e Américo Silva Dias (PPM).

O atual executivo camarário é composto por seis elementos da coligação Confiança (PS, BE, MPT, PDR e Nós, Cidadãos!), quatro do PSD e um do CDS-PP.

Leia Também: PPM critica executivo do Funchal por não aplicar tarifa social da água

Recomendados para si

;
Campo obrigatório