Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

PSD quer explicações do Governo sobre fecho de consulado na Namíbia

Deputados do Partido Social Democrata entregaram hoje um requerimento no parlamento a pedir esclarecimentos ao Governo sobre o encerramento dos serviços consulares na Namíbia.

PSD quer explicações do Governo sobre fecho de consulado na Namíbia
Notícias ao Minuto

20:16 - 17/09/21 por Lusa

Política Namíbia

No documento enviado à Lusa, os deputados dizem ter conhecimento que "a secção consular da embaixada de Portugal na Namíbia encerrou os respetivos serviços devido à aposentação da única funcionária que ali estava colocada".

Um motivo que consideram não ser justificação para o encerramento dos serviços consulares.

"A aposentação desta funcionária era do pleno conhecimento do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que não foi capaz de, atempadamente, encontrar uma solução para esta grave situação, que afeta a nossa comunidade e todos aqueles que necessitam de algum serviço por parte daquela embaixada", criticam.

Os deputados do PSD da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas que assinam o requerimento com pedido de esclarecimento ao ministro dos Negócios Estrangeiros, realçam que, aliás, esta, não é "uma situação única".

"Infelizmente, esta não é uma situação única pois tem-se verificado o encerramento periódico de serviços consulares quando os respetivos funcionários se encontram impedidos de exercerem as suas funções, como aconteceu em Palm Coast, nos Estados Unidos, no passado verão", afirmaram.

Assim, solicitam ao Ministério dos Negócios Estrangeiros que os informe, "com urgência", sobre as soluções que vai adotar para substituir a funcionária que se aposentou da secção consular da embaixada na Namíbia, bem como para reabrir os respetivos serviços ao público.

Leia Também: "Se continuar", Rio vai propor deslocalização de outros organismos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório