Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Gestão da Covid-19 'afeta' voto de 52% dos portugueses nas Autárquicas

Distritos de Aveiro, Ponta Delgada e Castelo Branco são onde a gestão da pandemia é mais valorizada pelos cidadãos no âmbito das Eleições Autárquicas.

Gestão da Covid-19 'afeta' voto de 52% dos portugueses nas Autárquicas
Notícias ao Minuto

11:35 - 16/09/21 por Notícias ao Minuto

Política Autárquicas 2021

"Mais de metade do eleitorado (52%) afirma que a gestão da pandemia afetará o seu voto nas próximas eleições autárquicas". Esta é uma das principais conclusões de um estudo da Bloom Consulting sobre a ida às urnas no próximo dia 26 de setembro. 

Apenas "20% dos portugueses afirma que a gestão municipal da pandemia não afetará o seu voto nas Eleições Autárquicas de 2021", indica ainda o mesmo inquérito, sendo que "28% não sabe se irá votar ou ainda está indecisa em relação ao impacto da gestão da pandemia por parte da sua Câmara Municipal no voto". 

De notar que "é entre os mais jovens que o impacto é maior", com "58% dos portugueses entre os 18 e os 24 anos a dizer que a primeira ou segunda vez que votam para umas eleições autárquicas será muito influenciada pela forma como os seus líderes locais lidaram com a pandemia". O grupo menos 'influenciável' por esta variante é o das pessoas com 54 ou mais anos.

Numa distribuição territorial, o estudo conclui que é nos distritos de Aveiro, Ponta Delgada e Castelo Branco onde "a gestão da Pandemia é mais valorizada pelos cidadãos" no âmbito das Eleições Autárquicas. Pelo contrário, nos distritos de Bragança, Vila Real e Viana do Castelo é onde "menos se valoriza a gestão da pandemia por parte dos municípios".

Leia Também: Deslocalização do TC e críticas ao Governo no segundo dia de campanha

Recomendados para si

;
Campo obrigatório