Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Resultados e sondagens só depois fecho das urnas nos Açores

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) alertou terça-feira que, no dia das eleições autárquicas, em 26 de setembro, os resultados provisórios, sondagens e inquéritos só poderão ser divulgados a partir do encerramento das urnas nos Açores.

Resultados e sondagens só depois fecho das urnas nos Açores
Notícias ao Minuto

06:23 - 15/09/21 por Lusa

Política Autárquicas

"No dia da eleição, apenas a partir da hora do fecho das urnas na RA [Região Autónoma] dos Açores -- 21:00 GMT -- podem ser divulgados os resultados do escrutínio provisório, bem como os resultados de sondagens ou inquéritos de opinião ou de projeções", refere a CNE, numa pequena nota.

De acordo com o organismo, o adiamento em uma hora da divulgação de resultados "resulta de uma alteração pontual à lei que vigora apenas este ano e que alargou o período de votação até às 20:00".

Mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar nestas eleições do poder local, recebendo cada um três boletins de voto, um dos quais para eleger o executivo de cada uma das 308 câmaras municipais, outro para cada assembleia municipal e um terceiro para a eleição das assembleias de freguesia.

Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 freguesias (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

Leia Também: Candidatos ao Porto criticam Moreira e Estado na descentralização

Recomendados para si

;
Campo obrigatório