Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Futuro de António Costa? Ana Gomes acredita que depende das Autárquicas

Para a socialista, o resultado das eleições de 26 de setembro vai ditar se o primeiro-ministro voltará ou não a recandidatar-se em 2023.

Futuro de António Costa? Ana Gomes acredita que depende das Autárquicas
Notícias ao Minuto

11:31 - 13/09/21 por Notícias ao Minuto

Política Ana Gomes

Ana Gomes acredita que a recandidatura de António Costa a um novo mandato como primeiro-ministro vai depender dos resultados das eleições Autárquicas, que se realizam a 26 de setembro.

“Se o PS até reforçar os resultados em relação às últimas eleições, penso que isso poderá encorajar o primeiro-ministro a ir em 2023 à procura de uma maioria absoluta. Se não for o caso, se ficar muito aquém na vitória - e eu acho que o PS tem todas as condições para ter uma excelente vitória -, bom... vamos ficar pendentes do que o primeiro-ministro e a sua mulher decidirão em 2023”, defendeu, este domingo, no seu espaço de comentário político, na SIC Notícias.

Apesar disso, perante as palavras de Marcelo Rebelo de Sousa sobre uma eventual saída de António Costa do Governo, dentro de dois anos, e as mudanças que vão ocorrer na União Europeia no próximo ano, Ana Gomes deixa no ar a possibilidade de o primeiro-ministro deixar o cargo já em 2022.

“Aqui chamo só a atenção que o Presidente Marcelo, que deve saber mais do que eu, veio dizer através do Expresso, que antevia que o primeiro-ministro poderia ir mesmo embora em 2023. E aqui, sabendo eu que vai haver em 2022 mudanças nos lugares de topo da União Europeia, com mudanças no presidente do Parlamento e, possivelmente, a outros níveis, por exemplo, a nível do presidente do Conselho. pode ser que, isso até venha a ser antecipado para 2022, dependendo do que sejam os resultados”, concluiu a antiga eurodeputada.

Leia Também: "Um primeiro-ministro deve distinguir muito bem as funções"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório