Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

PSD/Açores alerta para falta de mão-de-obra na região

O líder parlamentar do PSD/Açores, Pedro Nascimento Cabral, alertou hoje para a necessidade de o Governo Regional "libertar" a mão-de-obra que se encontra em programas ocupacionais, a propósito da elaboração do Plano e Orçamento para 2022.

PSD/Açores alerta para falta de mão-de-obra na região
Notícias ao Minuto

15:10 - 07/09/21 por Lusa

Política PSD/Açores

Após uma reunião com o presidente do Governo Regional, o social-democrata José Manuel Bolieiro, na sede da Presidência em Ponta Delgada, Nascimento Cabral disse querer deixar um "alerta" para uma questão "muito importante" que os Açores vão "enfrentar no próximo ano", referindo-se à escassez de mão-de-obra.

"Tendo em consideração a falta de mão-de-obra com que nos temos deparado em vários setores da nossa sociedade, seja na construção civil, na hotelaria, na restauração, importa o Governo Regional encontrar soluções para que se possa libertar essa mão-de-obra que está em trabalhos ocupacionais", declarou aos jornalistas.

Para o social-democrata, é necessário "encontrar bons programas de inserção" dos profissionais no mercado de trabalho, uma vez que é "essencial devolver ao mercado essa mão-de-obra".

"Tendo em consideração o período de pós-pandemia, que esperemos nós que se esteja a aproximar, naturalmente que o Governo Regional dos Açores tem de ter preocupações fundamentais com o setor da economia, para a nossa retoma económica", afirmou.

O deputado enalteceu o trabalho desenvolvido pelo Governo dos Açores ao longo dos últimos dez meses, dando como exemplo a diminuição da lista de espera cirúrgica.

"Importa enaltecer e divulgar o facto de este Governo dos Açores já ter recuperado 700 pessoas da lista de cirurgias. Neste momento, há 700 açorianos que já foram alvo de uma intervenção cirúrgica", apontou.

Nascimento Cabral disse ainda ser necessário implementar a entidade gestora do doente em espera na região.

"Também sugerimos e manifestámos o nosso desejo de que este Governo Regional dos Açores ponha em marcha a entidade gestora do doente em espera. Entendemos que essa entidade é fundamental para se criar uma verdadeira articulação entre os hospitais da região", afirmou.

O parlamentar defendeu ainda a necessidade de rever em 2022 a estratégia regional de combate à pobreza, uma intenção já manifestada anteriormente pelo Governo Regional.

O presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, está a receber durante o dia de hoje os partidos com assento parlamentar na Assembleia Regional, tendo em vista a elaboração do Plano e do Orçamento para 2022.

O Plano e o Orçamento dos Açores para 2022, os segundos da atual legislatura, vão ser discutidos até ao final no ano na Assembleia Legislativa Regional.

O Plano e Orçamento da região para 2021 foram aprovados em abril com os votos favoráveis do PSD, CDS-PP, PPM, IL e Chega e a abstenção do PAN.

O Governo dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, é liderado pelo social-democrata José Manuel Bolieiro.

Leia Também: Açores garante apoio à contratação de enfermeiro para lar do Corvo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório