Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"Trabalhar já não é suficiente para as pessoas não serem pobres"

Francisco Rodrigues dos Santos, à margem de uma visita à 56.ª edição da Capital do Móvel, no Porto, advogou ainda que "o Estado ignora a realidade dos nossos empresários" e que "a nossa classe média está a ser esmagada com impostos". 

"Trabalhar já não é suficiente para as pessoas não serem pobres"
Notícias ao Minuto

12:07 - 07/09/21 por Notícias ao Minuto

Política Francisco Rodrigues dos Santos

>"T"Trabalhar já não é suficiente para as pessoas não serem pobres. A nossa classe média está esmagada com impostos para pagar um Estado cada vez maior, onde trabalham cada vez mais pessoas, os amigos, os familiares, as clientelas do Partido Socialista". Foi deste modo que o líder do CDS, Francisco Rodrigues dos Santos, reagiu à entrevista dada ontem por António Costa, à TVI, à margem de uma visita à 56.ª edição da Capital do Móvel, no Porto.

O presidente centrista prosseguiu, afirmando que em Portugal há "doentes - e são milhões - [que] não conseguem ser atendidos no SNS por sobrecarga do nosso sistema público de Saúde" e "idosos não compram medicamentos não têm rendimentos". 

Rodrigues dos Santos sublinhou ainda que há "jovens que não conseguem começar uma vida ativa, porque nem sequer conseguem ter acesso a uma habitação condigna e a um posto de trabalho". 

Portugal é ainda um país "onde os nossos empresários se endividaram para conseguir vencer a pandemia da Covid, porque o Governo não lhes apresentou linhas de crédito a fundo perdido que injetassem liquidez nas suas empresas e lhe permitissem superar esta crise pandémica através de entradas de dinheiro que não significassem o aumento do seu passivo". 

"O Estado ignora a realidade dos nossos empresários", frisou, explicando a afirmação: "Porque desconhece - porque os seus amigos não têm essa experiência de vida -, que aqueles que vivem dos seus rendimentos e não dependem do Estado só tem uma coisa garantida ao início do mês - são as despesas fixas e o pagamento dos salários aos seus trabalhadores".

"Classe média está a ser esmagada com impostos" 

Na mesma declaração - e questionado sobre um eventual desdobramento dos escalões do IRS -, Francisco Rodrigues dos Santos considerou que "a nossa classe média está a ser esmagada com impostos"

"Nunca os portugueses pagaram tantos impostos ao Estado como hoje", reiterou o líder centrista, acrescentando que tal ocorre atualmente "porque nunca foi preciso pagar uma máquina do Estado tão grande" que é "um verdadeiro sufoco na vida das famílias e das empresas". 

Para o presidente do CDS, esta era uma "excelente oportunidade para se dar mais capacidade de poupança às famílias e mais liberdade para poderem acumular rendimentos e poderem fazer as suas escolhas". 

"Em Portugal, parece que as pessoas pagam para trabalhar. Trabalhar não compensa. O elevador social está avariado porque, pese embora as pessoas tenham um emprego, não conseguem fugir a uma situação de pobreza", terminou. 

[Notícia atualizada às 12h22]

Leia Também: CDS-PP defende baixa dos impostos na eletricidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório