Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas faz visita à Suíça

A secretária de Estado das Comunidades Portuguesas inicia no domingo uma visita de sete dias à Suíça, onde irá, entre outros, encontrar-se com empresários, membros da representação consular e da rede de ensino da língua portuguesa no estrangeiro.

Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas faz visita à Suíça
Notícias ao Minuto

09:05 - 04/09/21 por Lusa

Política Berta Nunes

"É uma comunidade muito numerosa, muito importante é uma das comunidades que envia mais remessas para Portugal, está bem integrada e tem muitas associações", disse Berta Nunes, em declarações à Lusa, por telefone.

A governante considerou que a visita "faz parte" das suas tarefas, enquanto secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, "visitar as comunidades" e conhecê-las.

Durante a visita, Berta Nunes irá visitar várias estruturas consulares, em particular o escritório consular em Sion, que "tem três pessoas que muito provavelmente se irão reformar".

"É um escritório consular numa área onde há bastantes portugueses -- mais de 30 mil -- e, por isso, irei visitar este escritório consular, em particular, por causa das dificuldades que tem tido ultimamente", disse, acrescentando: "E depois irei visitar todos os outros".

Questionada sobre um possível reforço da rede consular na Suíça, Berta Nunes apontou que "todos os anos o Ministério tem feito um reforço dos quadros do pessoal nos consulados e embaixadas".

"Nesse âmbito, a Suíça será, certamente, uma das situações que temos de considerar no concurso anual que abrimos todos os anos, normalmente por volta de outubro ou novembro", explicou.

O programa da visita da secretária de Estado inclui também o encontro a coordenação e professores da Rede de Ensino Português no Estrangeiro (Rede EPE), que nos últimos anos "tem vindo a manter ou a diminuir ligeiramente o número de alunos inscritos na Suíça".

Berta Nunes sublinhou que a Rede EPE na Suíça é "praticamente toda de ensino não integrado, complementar ou paralelo", e que por isso quererá ver "'in loco', quais as razões para não haver um aumento de alunos.

A secretária de Estado assinalou que apesar de o número de alunos na Rede EPE ter estagnado ou diminuído ligeiramente nos últimos anos, o número de professores não diminuiu.

"Não diminuímos o número de professores, temos turmas mais pequenas do que é habitual e tentamos, na verdade, melhorar a qualidade do ensino o mais possível", referiu, dizendo que a visita lhe confere uma "boa oportunidade para conhecer a Rede EPE na Suíça".

Na terça-feira, dia 07, Berta Nunes irá participar na apresentação da Rede Global da Diáspora, um projeto da Fundação AEP [Associação Empresarial de Portugal], que pretende "mapear os empresários, fazer rotas das marcas" e colocá-los em contacto entre si.

A governante irá ainda visitar várias empresas ao logo da sua viagem, estando previstos, também, encontros com membros da comunidade.

JYO // VM

Lusa/Fim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório