Para além de Pedro Marques, que é vice-presidente do grupo para os Negócios Estrangeiros, a delegação de cinco eurodeputados do S&D inclui ainda Isabel Santos, presidente da delegação do Parlamento Europeu para as relações com os países Maxerreque (termo árabe que designa a parte oriental do mundo árabe e que inclui todos os países árabes situados a leste da Líbia).
A visita, que se prolonga até dia 07, foi organizada no âmbito do "compromisso contínuo dos S&D de apoiar o relançamento social e económico do Líbano e encorajar as fações políticas a porem de lado os seus próprios interesses a curto prazo para formar rapidamente um novo Governo".
Nas suas conversações com as autoridades nacionais, organizações não-governamentais, sociedade civil e imprensa local durante a missão de quatro dias a Beirute, os eurodeputados deverão transmitir uma mensagem de apoio da União Europeia.
Em particular, a delegação do S&D irá encontrar-se com o primeiro-ministro interino, Hassan Diab, a vice-primeira-ministra, Zeina Akar, e o orador do parlamento Nabih Berri.
O comunicado destaca ainda que "a catastrófica explosão portuária de 04 de agosto de 2020 em Beirute, que causou 217 mortos, além de deixar 7.000 feridos e 300.000 deslocados, apenas acelerou uma crise profunda e generalizada que tem vindo a esmagar a vida política e económica do Líbano durante anos".
Leia Também: Eurodeputado Pedro Marques quer país "no pelotão da frente" do PRR