Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

PSD condena atentado e pede "total empenho" na retirada de afegãos

O PSD condenou hoje "veementemente o atentado terrorista" de quinta-feira junto ao aeroporto de Cabul e apelou ao "total empenho" na continuação da retirada de todos os que colaboraram com as forças aliadas no Afeganistão.

PSD condena atentado e pede "total empenho" na retirada de afegãos
Notícias ao Minuto

18:31 - 27/08/21 por Lusa

Política Afeganistão

"O PSD condena quaisquer atos terroristas, seja de que natureza e motivação for", refere PSD, em comunicado do grupo parlamentar.

Na nota, os sociais-democratas salientam que as duas explosões, "presumivelmente através de bombistas suicidas", vitimaram pelo menos 95 pessoas, incluindo crianças e treze militares norte-americanos, havendo registo de mais de 140 feridos.

"Há o justo receio de que possam ocorrer novos ataques perto do aeroporto da capital afegã. Neste sentido, o PSD entende e apela que seja mantido total empenho na garantia de segurança no acesso ao aeroporto de Cabul e a continuar a retirar, o mais depressa possível, as pessoas que colaboraram com as forças aliadas que são perseguidas pelo fundamentalismo religioso talibã", referem os sociais-democratas.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou hoje os atentados bombistas em Cabul, e apelou à cooperação de "todos os Estados" para levar os autores à justiça.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, já tinha condenado o atentado em Cabul na quinta-feira, e convocou uma reunião do Conselho de Segurança para segunda-feira, para discutir a situação no Afeganistão.

O ataque terrorista em Cabul foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico da Província de Khorasan (ISKP, na sigla em inglês).

Horas depois do ataque, em que morreram 13 militares norte-americanos, o Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu que os autores iriam pagar pelo ataque.

"Não esqueceremos, não perdoaremos e vamos caçar-vos e fazer-vos pagar", disse Joe Biden.

"Vamos responder com precisão num momento à nossa escolha. Vocês não vão ganhar", acrescentou.

Os Estados Unidos e os seus aliados invadiram o Afeganistão em outubro de 2001, depois de os talibãs se terem recusado a entregar o então líder da Al-Qaida, Osama bin Laden, considerado o principal responsável pelos ataques terroristas de 11 de setembro, que tinham acolhido no país.

A invasão também pôs fim ao primeiro governo dos talibãs (1996-2001), que regressaram ao poder no passado dia 15 de agosto, após uma ofensiva que coincidiu com o início da retirada das forças internacionais.

A operação de retirada dos militares dos Estados Unidos terá de estar concluída até à próxima terça-feira, 31 de agosto.

Milhares de afegãos com medo dos talibãs têm afluído diariamente ao aeroporto de Cabul desde 15 de agosto, de onde as forças internacionais retiraram mais de 100.000 pessoas desde então.

Leia Também: Pelo menos 170 mortos em Cabul, diz Ministério da Saúde afegão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório