Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Nélson Silva quer melhorar a mobilidade em Odivelas

O candidato do Pessoas-Animais-Natureza (PAN) à presidência da Câmara Municipal de Odivelas, no distrito de Lisboa, nas próximas eleições autárquicas, Nélson Silva, quer melhorar a mobilidade interna e criar uma nova empresa de gestão das águas e resíduos.

Nélson Silva quer melhorar a mobilidade em Odivelas
Notícias ao Minuto

17:51 - 24/08/21 por Lusa

Política PAN

Nélson Silva, de 36 anos, é formado em Cinema e desempenha atualmente o cargo de deputado na Assembleia Municipal de Odivelas, tendo sido eleito pelo PAN nas eleições autárquicas de 2017.

Em declarações à agência Lusa, o cabeça de lista explicou que se candidata para "devolver a cidade às pessoas" e "travar a construção de mais betão".

"Trazer Odivelas para o século XXI para se tornar uma cidade pioneira em matérias de educação, habitação social e sustentabilidade ambiental", sintetizou.

Um dos problemas identificados pelo candidato do PAN é a mobilidade interna em Odivelas, que atribuiu ao "ordenamento urbanístico caótico".

"É muito fácil sair para Lisboa, mas é muito difícil circular dentro de Odivelas. Nós não temos uma oferta de transportes públicos internos que seja adequada às necessidades, como temos o planeamento urbanístico e o ordenamento do território em Odivelas muito feito a pensos rápidos", afirmou.

Outra das críticas do candidato diz respeito à gestão dos resíduos sólidos urbanos, da responsabilidade dos Serviços Intermunicipalizados de Águas e Resíduos (SIMAR) de Loures e Odivelas, considerando que o município se tornou "uma lixeira a céu aberto".

"OS SIMAR, em que de dois em dois anos muda a presidência, ou para o presidente da Câmara de Loures ou para o presidente da Câmara de Odivelas, tem sido utilizado como arma de arremesso político. Para o PAN é fundamental que Odivelas não continue a ser uma lixeira a céu aberto e, por isso, queremos criar uma nova empresa municipal", argumentou.

A criação de um hospital municipal veterinário, de um portal da transparência e a realização de uma auditoria interna aos contratos assinados nos últimos 20 anos são outras das medidas propostas.

Além de Nélson Silva, apresentaram a sua candidatura à Câmara de Odivelas o atual presidente, Hugo Martins (PS), o social-democrata Marco Pina (numa coligação que, além do PSD, integra CDS-PP, Aliança, MPT, PDR, PPM e RIR), Painho Ferreira (CDU), Paulo Sousa (BE) Nuno Beirão (Chega) e Filipe de Sousa Martins (IL).

O município é presidido pelo PS desde a sua formação (1998), após a separação do concelho vizinho de Loures.

O atual executivo é formado por cinco vereadores do PS mais o presidente, três da coligação "Dar mais força a Odivelas" (PSD e CDS-PP) e dois da CDU (PCP/PEV).

As eleições para os cidadãos escolherem a configuração de executivos municipais, assembleias locais e juntas de freguesia estão agendadas para 26 de setembro.

Em Portugal, há 308 municípios (278 no continente, 19 nos Açores e 11 na Madeira) e 3.092 freguesias (2.882 no continente, 156 nos Açores e 54 na Madeira).

Leia Também: Porta-voz do PAN participa em manifestação contra homenagem a João Moura

Recomendados para si

;
Campo obrigatório