Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

PSD quer ouvir peritos sobre uso obrigatório das máscaras

Partido, cujo líder é Rui Rio, defende que “fim desta medida não é exclusivamente do foro político”.

PSD quer ouvir peritos sobre uso obrigatório das máscaras
Notícias ao Minuto

22:23 - 21/08/21 por Natacha Nunes Costa

Política Máscaras

O PSD quer ouvir os peritos sobre o fim do uso obrigatório das máscaras de proteção ao ar livre, anunciou o partido, este sábado, num comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

De acordo com a mesma nota, apesar de a ministra de Estado e da Presidência, Maria Vieira da Silva, ter dito ontem, após a reunião do Conselho de Ministros extraordinária, que a decisão de abolir esta regra “cabe à Assembleia da República”, o partido liderado por Rui Rio defende que “a decisão sobre a manutenção ou fim desta medida não é exclusivamente do foro político, uma vez que pode ter consequências para a saúde pública, pelo que deve ser tomada com sustentação científica”.

Perante isto, o PSD solicitou ao Governo que agendasse uma reunião do Infarmed para ouvir os especialistas sobre esta matéria, contudo, o pedido foi recusado por Mariana Vieira da Silva.

Para a ministra, garante o PSD, ”os especialistas já se pronunciaram”, por isso é que a medida foi incluída nesta segunda fase do desconfinamento”.

Apesar disso, o PSD reitera que é “essencial que qualquer discussão sobre esta matéria se faça com base em critérios científicos, de forma a não comprometer negativamente a evolução da situação pandémica em Portugal”.

“Assim, o GPPSD vem requerer a audição urgente do grupo de epidemiologia da Direção-Geral da Saúde (peritos que têm participado nas reuniões do infarmed, que têm contribuído para sustentar cientificamente a tomada de decisão política do Governo)”, justifica o partido, no mesmo comunicado, sublinhando que “é de extrema importância que esta audição ocorra antes de dia 12 de setembro, data em que deixa de estar em vigor a lei que obriga ao uso de máscaras”.

Leia Também: AO MINUTO: 118 mil jovens vacinados; Franceses contra certificado

Recomendados para si

;
Campo obrigatório