Paulo Portas elogiou, no domingo à noite, o atuação de Marcelo Rebelo de Sousa no que diz respeito à vacinação contra a Covid-19 dos adolescentes dos 12 aos 15 anos no país.
"Se vamos ter vacinação dos 12 aos 15 anos, isso fica a dever-se ao Presidente da República", começou por apontar sobre a matéria o ex-dirigente do CDS, no seu habitual espaço de comentário.
Admitindo que o Chefe de Estado "intrometeu-se" e "tomou partido" desta questão, provocando várias críticas, Paulo Portas saiu em defesa de Marcelo Rebelo de Sousa: "Chamo a atenção que em questões destas, como da pandemia, o Presidente da República é o último intérprete do interesse geral e do bem comum".
Para o comentador, "evidentemente" que o Presidente da República "só podia estar preocupado" e é natural que tenha tentado fazer tudo "ao seu alcance para que o ano escolar comece bem e para que os jovens não tenham outro ano cheio de alterações, idas para casa ou aulas digitais".
"É preciso que as aulas sejam presenciais, que [os alunos] recuperem conhecimento e, para isso, é importante vacinar aqueles que se podem vacinar", argumentou.
Sobre a atuação da Direção-Geral da Saúde (DGS) quanto à vacinação dos menores entre os 12 e os 17 anos, o antigo ministro considerou que a autoridade "fez vários erros de comunicação".
Paulo Portas sublinhou ainda que se a DGS não tivesse dado 'luz verde' para a vacinação desta faixa etária "estava em risco de ficar completamente isolada na União Europeia (UE) e face aos reguladores".
"A esmagadora maioria dos países da UE estão vacinar dos 12 anos para cima e os reguladores europeus e norte-americanos mais credíveis são a favor", apontou.
Para o comentador, além da divisão de opinião entre os pediatras, o que pode ter perturbado a DGS nesta questão foi a consciência de que há "sempre um caso ao outro que corre mal que podem ir parar a processos judiciais".
Mais de 153 mil jovens de 16 e 17 anos foram vacinados contra a Covid-19 este fim de semana, de acordo com o balanço feito pela Task Force até ao final da tarde de ontem.
Quanto aos adolescentes entre os 12 e 15 anos, até às 23h59 de sábado, já tinham sido realizados mais de 159 mil pedidos de agendamento destes jovens, que serão vacinados nos fins de semana de 21 e 22 e de 28 e 29 de agosto.
Leia Também: Já foram vacinados mais de 153 mil jovens este fim de semana