Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Casal 'preso' nas Maldivas. PSD avisa para erro na emissão de certificado

O Grupo Parlamentar do PSD entregou um requerimento urgente para correção de problema informático na plataforma de Certificado Digital Covid.

Casal 'preso' nas Maldivas. PSD avisa para erro na emissão de certificado
Notícias ao Minuto

17:45 - 11/08/21 por Notícias ao Minuto

Política Covid-19

O Grupo Parlamentar do PSD entregou no Parlamento um requerimento urgente para correção de problema informático na plataforma de Certificado Digital Covid que impede a emissão para infetados reincidentes. O partido destaca diversos constrangimentos e chama a atenção para a situação de um casal 'preso' nas Maldivas. 

No requerimento, a força política alerta o Executivo que há um “problema informático que impede que cidadãos que tenham covid-19 pela segunda vez possam emitir um segundo Certificado de Recuperação, após a emissão de um primeiro certificado”.

Em nota enviada às redações, os parlamentares escrevem que este constrangimento já "afetou várias pessoas e está, neste momento, a impedir o regresso ao país de um casal de cidadãos portugueses que viajaram para as Maldivas com certificados válidos e que, no regresso, testaram positivo, tendo de fazer os 14 dias de quarentena na unidade hoteleira local. Após esse período e já tendo alta médica da autoridade de saúde portuguesa, não conseguem regressar devido à falha técnica que impede a emissão do segundo certificado de recuperação”. 

De acordo com o PSD, as autoridades de saúde das Maldivas não impedem a saída do casal, desde que os jovens apresentem os documentos exigidos pelas autoridades de Saúde portuguesas. Porém, para circular em solo europeu, é necessária a apresentação do certificado. 

A situação, indicam os deputados sociais-democratas, já foi reportada à Direção-Geral da Saúde e ao Ministério da Saúde mas continua "sem resolução, estando a criar uma situação de manifesto prejuízo pessoal e profissional para um dos dois cidadãos portugueses, que já não se encontra nem em período de férias nem com baixa médica". 

Com efeito, os deputados do PSD requerem "à ministra da Saúde que envide todos os esforços para resolver a situação com a máxima urgência, com a correção do problema informático que afetará, naturalmente, outros cidadãos nas mesmas condições". 

Leia Também: AO MINUTO: Vacinação de jovens arranca dia 21; Imunidade? Não é possível

Recomendados para si

;
Campo obrigatório