Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Autárquicas: PS e PAN juntaram-se para ser "força de mudança" em Aveiro

A coligação VIVA'Aveiro, que junta o PS e o PAN, formalizou hoje a candidatura de Manuel Oliveira de Sousa à Câmara de Aveiro, culminando um trabalho de quatro anos a "juntar forças" para tirar a coligação PSD/CDS-PP/PPM do poder.

Autárquicas: PS e PAN juntaram-se para ser "força de mudança" em Aveiro
Notícias ao Minuto

16:16 - 02/08/21 por Lusa

Política Autárquicas

"Juntámo-nos com o PAN, movimentos de cidadãos, outros movimentos e outros partidos que paulatinamente se vão juntando, para aumentar esta força de uma mudança que nós queremos e que os aveirenses têm vindo a alimentar de eliminação das periferias, de acolher cada um com serviços de proximidade e de melhorar os transportes públicos", disse à Lusa, Manuel Oliveira de Sousa, após a entrega das listas no Tribunal de Aveiro.

Acompanhado do mandatário da candidatura, o deputado socialista Filipe Neto Brandão, e de outros elementos das listas, o candidato considerou este momento como "altamente marcante enquanto coligação".

"Expressa aquilo que tem sido a vontade durante quatro anos de juntar forças para estarmos preparados para dar a Aveiro aquilo que sentimos que Aveiro necessita: proximidade, identidade e desenvolvimento sustentável", justificou.

Relativamente às listas, o atual presidente da comissão política concelhia do PS e vereador na Câmara de Aveiro, que se candidata pela segunda vez consecutiva à presidência da autarquia, destacou a presença de mulheres em lugares de "liderança" e disse que os jovens são "uma das referências", ocupando mais de 10% das listas.

Manuel Oliveira de Sousa sublinhou ainda a participação dos cidadãos, "não só o cidadão militante, mas o cidadão com militância por Aveiro", sustentando que "quem está nestas listas está para fazer equipa".

"Fomos à procura dos melhores e isso distingue-nos daquilo que muitas das vezes é próprio nos partidos que é escolher aqueles que são os seus militantes", vincou.

A coligação VIVA'Aveiro concorre a todos os órgãos autárquicos do concelho de Aveiro com exceção de São Bernardo, freguesia onde apoia uma lista independente.

São também candidatos à Câmara de Aveiro nas eleições autárquicas marcadas para 26 de setembro o atual presidente Ribau Esteves (PSD/CDS-PP/PPM), Nelson Peralta (Bloco de Esquerda), Miguel Viegas (CDU) e Cândido Oliveira (Chega).

Nas eleições autárquicas de 2017, a coligação PSD/CDS-PP/PPM ganhou a Câmara com 48,52% dos votos e seis mandatos, o PS obteve 30,97% dos votos e três mandatos, enquanto o BE ficou em terceiro, com 6,81% dos votos, sem nenhum vereador eleito.

No concelho, a coligação PSD/CDS-PP/PPM lidera nove juntas de freguesia e o PS uma.

Leia Também: Moedas apresenta "lista de excelência" capaz "de retirar" Medina do poder

Recomendados para si

;
Campo obrigatório